Menu

Saiba mais sobre o Unión-ARG, primeiro rival do Atlético na Sul-Americana

18/12/2019 às 15:00
Tempo de leitura
3 min

Semifinalista da última edição, o Atlético conheceu, na última segunda-feira (17), seu concorrente inicial na Copa Sul-Americana de 2020. Trata-se do modesto Unión Santa Fé, da Argentina. Por ser um time do segundo escalão do futebol de seu país, “El Tate” é figura desconhecida por grande parte da torcida atleticana. Por isso, o Mais Minas decidiu destrinchar o rival do Galo na competição internacional.

História

Centenário, o Club Atlético Unión foi fundado em 15 de abril de 1907, na cidade de Santa Fé, na Argentina. Ao longo do tempo, reveza entre divisões inferiores e a elite do futebol nacional. O único título unionista foi a segunda divisão argentina, em 1966.
Contudo, uma página lendária da história do clube foi ter duas pratas da casa nas seleções argentinas, em 1978 e 1986, que conquistaram a Copa do Mundo daquelas edições. Os jogadores foram o atacante Leopoldo Lupe, em 78, e o goleiro Nery Pumpido, em 86.
Curiosamente, o Unión é arquirrival do Colón, equipe que eliminou o Galo na Sul-Americana de 2019.

Saiba mais sobre o Unión-ARG, primeiro rival do Atlético na Sul-americana

Na ocasião, o Colón bateu o Atlético nos pênaltis – Créditos da foto: Staff Images Conmebol

Time atual

A equipe se classificou para a Sul-Americana após ficar em oitavo lugar na Superliga 2018/19: 9V, 9E e 7D, com 29 gols marcados e 24 sofridos, em 25 jogos. Na temporada vigente da primeira divisão argentina, o clube ocupa a 17ª colocação, em um torneio com 24 clubes. O Unión fez, até o momento, 20 pontos em 16 jogos, e restam sete rodadas.
Em seu elenco, o time de Santa Fé não conta com nomes muito conhecidos. Contudo, os principais são Walter Bou, atacante emprestado pelo Boca Juniors, ex-Vitória e irmão de Gustavo Bou; o habilidoso meia Gabriel Carabajal, camisa 10 da equipe; os zagueiros Jonathan Botinelli, capitão da equipe, e o colombiano Yeimar Gómez, que chama a atenção de outros clubes.

Saiba mais sobre o Unión-ARG, primeiro rival do Atlético na Sul-americana

Walter Bou é o principal atacante da equipe – Créditos da foto: Superdeportivo


O treinador é o ex-meio-campista Leonardo Madelón, de 56 anos, que chegou em agosto de 2017 para a sua terceira passagem à frente de “El Tate”.

Rival modesto, mas é preciso cautela

Fato é que o Unión Santa Fé não possui um time espetacular. O Galo é sim favorito, porém todo cuidado é pouco. Prova disso foi a eliminação atleticana para outra a equipe de Santa Fé na última edição da competição, o Colón. Contudo, o Atlético possui totais condições de vencer e seguir firme na luta pelo título continental.

COMENTÁRIOS