PUBLICIDADE
Mérito Esportivo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade
PUBLICIDADE

A Samarco fechou o segundo trimestre de 2026 com crescimento de 23% nas vendas de minério de ferro em relação aos três primeiros meses do ano. Entre abril e junho, foram comercializadas 3,9 milhões de toneladas de pelotas e finos, segundo os resultados divulgados pela mineradora.

O aumento ocorreu depois de um primeiro trimestre marcado por menor volume de embarques. De acordo com a empresa, a recuperação das vendas acompanhou a normalização dessas operações ao longo do período.

A produção também avançou, embora em ritmo menor. A Samarco produziu 3,9 milhões de toneladas no segundo trimestre, 4% acima do registrado entre janeiro e março e praticamente no mesmo nível do segundo trimestre de 2025.

No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, saíram das operações da mineradora 7,7 milhões de toneladas, volume 8% superior ao do primeiro semestre do ano passado.

As vendas chegaram a 7,1 milhões de toneladas no semestre, crescimento de 4% na comparação anual.

Para todo o ano de 2026, a Samarco trabalha com uma previsão de produção entre 14,7 milhões e 15,4 milhões de toneladas.

Nova etapa da retomada avança

A companhia também apresentou informações sobre a chamada Fase 3 de sua retomada operacional. Segundo a Samarco, as licenças necessárias já foram obtidas, a etapa de engenharia foi concluída e as obras alcançaram avanço físico de 10,8%.

A Samarco retomou suas operações de forma gradual e vem ampliando sua capacidade produtiva por etapas. O resultado do primeiro semestre mostra que a produção permanece em patamar elevado enquanto a empresa avança na próxima fase desse processo.

Segundo o diretor Financeiro, de Estratégia e Suprimentos da Samarco, Gustavo Selayzim, a recuperação das vendas no segundo trimestre está relacionada justamente à retomada do ritmo dos embarques.

“A recuperação das vendas após um primeiro trimestre de menor volume reflete a normalização dos embarques ao longo do período”, afirmou.

O executivo disse ainda que a produção permaneceu em níveis elevados e que a empresa acompanha o comportamento dos preços do minério de ferro no mercado internacional.

No balanço sobre segurança, a Samarco informou que não registrou mortes no período e que seus indicadores permaneceram melhores que os referenciais utilizados para o setor.

Reparação recebeu US$ 1,9 bilhão no semestre

Outro número divulgado pela mineradora diz respeito às ações de reparação. De acordo com a Samarco, US$ 1,9 bilhão foram destinados à reparação durante o primeiro semestre de 2026.

A companhia informou que esse montante foi integralmente financiado por seus acionistas, sem desembolso da própria Samarco no período.

Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost. Em 2026, foi um dos repórteres vencedores do prêmio estadual "Tributação e Justiça Social", promovido pelo Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA).