Menu

Cinco dicas para gestantes de primeira viagem

31/12/2019 às 16:38
Tempo de leitura
4 min

Planejada ou não a gravidez é um momento muito especial da vida de uma mulher e deve ser levada a sério, desde cuidados com a saúde física até a psicologia da gestante devem estar em constante avaliação. Mas muitas vezes acontece de estar crescendo um ser dentro de outro ser humano que muitas vezes ainda não passou por essa experiência. Essas são as ditas mães de primeira viagem!

A gestação na vida da mulher é bem diferente se comparado à vida do homem. A mulher sente o impacto diretamente no seu corpo que começa a sofrer algumas alterações nesse período. Nos três primeiros meses os seios começam a ficar inchados, os quadris largos e a mulher tende a ficar mais sensível, ela pode sentir também sintomas como náuseas e enjoos. A metade das 42 semanas de gravidez é um período mais tranquilo, os pés podem vir a inchar devido ao peso que vai aumentando de acordo com o crescimento do bebê, o que é normal. Nas últimas semanas, estágio em que a barriga já esta bem avançada, a mulher começa a sentir pequenas contrações, o que é normal.

O importante é curtir este momento que não volta, se cuidar e “carinhar” bastante a barriga, mesmo com os órgãos internos apertadinhos, o coração da gestante já vai estar transbordando de amor pelo pequeno ser vindouro.

Para tornar este momento mais confortável na vida da mulher, o Mais Minas trouxe cinco dicas que podem ajudar a mamãe a ter um conforto extra no período da gestação.

Cinco dicas para gestante de primeira viagem

1 – Escalda pés

Você que é grávida de primeira viagem, deve estar estranhando os pés inchados e doloridos, principalmente de você for daquelas modernas que trabalham o dia inteiro.

Aqui temos duas dicas: realizar aferição da pressão arterial com frequência e fazer um delicioso escalda pés. Se você não tiver sais de banho em casa, não tem problema, substitua por sal grosso e está tudo certo.

Então, no final do dia prepare (ou peça para prepararem pra você) uma bacia (pode ser balde também) com água morna, coloque sal de banho ou sal grosso e relaxe.

2 – Caminhada

Se estiver tudo ok com a sua saúde e o médico liberar, não tem porque não fazer exercícios físicos, só não pode haver exageros. Uma caminhada matinal está perfeito para a grávida ativar a circulação sanguínea. Além disso, a caminha vai  deixá-la mais disposta ao longo do dia e evitar que a grávida adquira super-peso durante as 42 semanas de gestação.

3 – Calma

Sim, o hormônio da mulher fica borbulhando durante a gestação, por isso no início deste artigo falamos da importância da saúde emocional da mãe. O estresse em si causa alterações no corpo de qualquer ser humano, uma vez estando gestante, isso pode interferir diretamente na saúde do bebê que está sendo gestado, pois, o nervosismo, além de elevar a pressão arterial da mamãe, o que é muito perigoso em caso de gravidez, pode acarretar em uma séria de problemas físicos na criança, como: baixo peso ao nascer, aumento do risco de doenças cardíacas, aumento do risco de alergias, alterações cerebrais e outros.

4 – Descanso 

Parece óbvio, mas temos que escrever sobre isso, porque as pessoas tendem a não respeitar uma mulher gestante, frases do tipo ” gravidez não é doença”, “você está muito mole”, não irão fazer de ninguém superior a uma mulher grávida, pois o fato de estar grávida em si já mostra a força desse ser humano que carrega outro no vente.

Então a dica aqui é que a gestante durma noites bem dormidas e se possível descanse mais, afinal, quando o bebê chegar não haverá tempo para isso.

5 – Protetor Solar

A dica aqui é sobre beleza, mas pode ser considerada sobre bem estar também, pois a pele do rosto da mulher grávida pode contrair algumas manchas se ela não tiver cuidado com sol, e essas manchas podem acompanhá-la pelo resto de sua vida. Sabemos que qualquer pessoa deve usar protetor solar na pele para proteger dos raios UV, no entanto, a grávida pode caprichar na proteção, procurando usar protetor solar de fatores 50 a 100.