Menu

Unidades de saúde em BH estão sendo fechadas devido a suspeitas de sarampo

28/08/2019 às 11:30
Tempo de leitura
3 min

Em uma semana, nove postos já tiveram que suspender seus trabalhos. Nesta terça-feira (27), o Centro de Saúde Tirol, na região do Barreiro, sofreu desse problema. Suas atividades tiveram que ser suspensas devido a um paciente com suspeita de sarampo.

Por volta das 11h de ontem (27), a unidade fechou as portas para que fossem tomadas as medidas de diminuição dos riscos de contaminação, que dura cerca de três horas. Porém, o paciente com suspeitas demorou para ser transferido e a unidade não chegou a reabrir. A prefeitura da capital disse que entre segunda e terça-feira, a unidade Tirol deve suas atividades suspensas por duas vezes por causa do mesmo motivo.

Cinco postos de saúde tiveram que passar pelo mesmo procedimento em uma semana. Até então, dois casos foram confirmados na capital e 20 estão sendo investigados.

Campanha de vacinação contra o sarampo e quem deve vacinar

Na última quinta-feira (22), a capital mineira deu início a uma campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, para atender uma recomendação do Ministério da Saúde. Sendo assim, todas as crianças acima de seis meses, até 11 meses e 29 dias, devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

A expectativa é proteger cerca de 29 mil crianças que moram na capital. Para as demais faixas etárias, a recomendação é de duas doses, para quem tem até 29 anos de idade. Acima desta idade, é necessário apenas uma.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Jacson Machado, há 2 milhões de doses da vacina espalhadas nos postos de saúde de BH. A vacina está disponível em todos os 152 centros de saúde da capital.

Grávidas podem vacinar?

Durante a gestação, não é indicado tomar a vacina, já que elas são produzidas a partir do vírus do sarampo vivo. Como a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o sistema imunológico fica mais vulnerável, o que pode fazer com que a mãe contraia a doença ou tenha alguma complicação.

A recomendação do Ministério da Saúde, é que a mulher tome todas as vacinas antes de engravidar, sendo tríplice ou tetra viral. Além disso, ela deve manter toda a rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são:

– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Prevenção

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Saiba mais sobre a doença clicando aqui.