A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Fazenda e Tributação, conquistou uma nova pontuação no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o ranking avalia a consistência e qualidade dos relatórios contábeis e fiscais dos entes federativos brasileiros.
Anteriormente com um indicador D, marcando 69% de precisão nos dados e ocupando a posição 4.565 entre todas as cidades do Brasil, Itabirito realizou intensos esforços de capacitação e melhoria contínua desde setembro de 2023. Esses esforços resultaram em um significativo avanço para o índice B, com 89% de acertos no exercício de 2023, elevando a cidade à colocação 1.657.
“Estamos orgulhosos por mais uma conquista do município. Continuaremos trabalhando firme para que Itabirito alcance em breve a nota A no Ranking Siconfi, reforçando o nosso compromisso com a transparência e a eficiência na gestão fiscal e contábil”, destaca a secretária de Fazenda e Tributação, Rane Curto.
O Ranking Siconfi é uma ferramenta fundamental para aprimorar a transparência e a precisão dos dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional. Baseado no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), os entes federativos recebem notas de A a E, refletindo seu desempenho percentual na precisão das informações.
Em Itabirito, a Secretaria de Fazenda e Tributação tem liderado um robusto projeto de capacitação contínua, proporcionando treinamentos especializados para as equipes envolvidas na contabilidade e finanças, fortalecendo ainda mais a qualidade da gestão fiscal do município.
*com informações da prefeitura de Itabirito