Secretaria de Fazenda e Tributação de Itabirito celebra avanço no ranking do Tesouro Nacional

Esforços de capacitação elevam Itabirito ao Índice B em qualidade da informação contábil e fiscal

0 comment

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Fazenda e Tributação, conquistou uma nova pontuação no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o ranking avalia a consistência e qualidade dos relatórios contábeis e fiscais dos entes federativos brasileiros.

Anteriormente com um indicador D, marcando 69% de precisão nos dados e ocupando a posição 4.565 entre todas as cidades do Brasil, Itabirito realizou intensos esforços de capacitação e melhoria contínua desde setembro de 2023. Esses esforços resultaram em um significativo avanço para o índice B, com 89% de acertos no exercício de 2023, elevando a cidade à colocação 1.657.

Secretaria de Fazenda e Tributação de Itabirito celebra avanço no ranking do Tesouro Nacional
Crédito: Depositphotos

“Estamos orgulhosos por mais uma conquista do município. Continuaremos trabalhando firme para que Itabirito alcance em breve a nota A no Ranking Siconfi, reforçando o nosso compromisso com a transparência e a eficiência na gestão fiscal e contábil”, destaca a secretária de Fazenda e Tributação, Rane Curto.

O Ranking Siconfi é uma ferramenta fundamental para aprimorar a transparência e a precisão dos dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional. Baseado no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), os entes federativos recebem notas de A a E, refletindo seu desempenho percentual na precisão das informações.

Em Itabirito, a Secretaria de Fazenda e Tributação tem liderado um robusto projeto de capacitação contínua, proporcionando treinamentos especializados para as equipes envolvidas na contabilidade e finanças, fortalecendo ainda mais a qualidade da gestão fiscal do município.

*com informações da prefeitura de Itabirito

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS