As inscrições para os próximos cinco Concursos Públicos do Senado Federal foram abertas nesta terça-feira, 23, e vão até o dia 21 de setembro. O objetivo dos certames é preencher 22 vagas para diversas funções da instituição pública.
Os cargos poderão ser ocupados por candidatos que possuírem o ensino superior completo nas áreas específicas e experiências exigidas pelo edital. Os aprovados na seleção receberão salários que vão de R$ 4.449,16 a R$ 33.461,68.
Para se escrever é necessário realizar o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o cargo pretendido. Poderão requerer a isenção da taxa os candidatos que se encaixarem no perfil do edital para tal. Interessados na isenção devem estar amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, e aos amparados pela Lei 13.656/2018 que garante isenção ao doador de medula mediante solicitação e comprovação conforme descrito no edital. O prazo para pedir a isenção será encerrado no dia 25 de agosto.
Ao todo serão 11 oportunidades no primeiro concurso, uma no segundo, uma no terceiro, duas no quarto e sete no quinto. Veja as vagas.
Vagas dos Concursos Públicos do Senado Federal
Edital 1/2022 – Concurso Público do Senado Federal
- Administração (2);
- Arquivologia (1);
- Assistência Social (1);
- Contabilidade (1);
- Enfermagem (1);
- Informática Legislativa (2);
- Processo Legislativo (1);
- Engenharia do Trabalho (1);
- Engenharia Eletrônica;
- Telecomunicações (1).
Edital nº 2/2022 – Concurso Público do Senado Federal
Analista Legislativo – Registo e Redação Parlamentar (1).
Edital nº 3/2022 – Concurso Público do Senado Federal
Advogado (1).
Edital nº 4/2022 – Concurso Público do Senado Federal
- Assessoramento Legislativo (1);
- Assessoramento em Orçamentos (1).
Edital nº 5/2022 -Concurso Público do Senado Federal
Técnico Legislativo – Policial Legislativo (7)
Sobre a seleção do Concurso Público do Senado Federal
A seleção dos candidatos participantes do Concurso Público do Senado Federal será realizada mediante prova objetiva. Aqueles que estiverem inscritos nos editais 1,2 e 5 serão submetidos à avaliação discursiva, ambas serão aplicadas no mesmo dia: 6 de novembro.
Já a prova discursiva dos editais 3 e 4 estão previstas para ser aplicada no dia 27 de novembro. As provas: de títulos; exame de sanidade física e mental; teste de aptidão física; exame psicotécnico e sindicância de vida pregressa e investigação social ainda serão aplicadas sobre alguns cargos, de acordo com o edital.
Depois de homologado o contrato, os novos funcionários públicos poderão atuar durante 24 meses (2 anos). O contrato poderá ser prorrogado por mais dois anos.
O site responsável pelo recebimento das inscrições do Concurso Público do Senado Federal é o VGF Conhecimento.