Menu

Será que as apps de namoro e de bate-papo por vídeo podem ajudar a encontrar a felicidade?

28/09/2023 às 13:05
Tempo de leitura
7 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O número de usuários de sites e aplicativos de namoro está aumentando a cada ano. As pessoas entram nestes sites com objetivos definidos, para conhecer novas pessoas, fazer amizades ou até encontrar o amor. De acordo com a Wikipedia, um em cada três usuários da Internet já usou essas plataformas online pelo menos uma vez na vida. A proporção de homens para mulheres em sites de namoro é de aproximadamente 50:50.

Será que as apps de namoro e de bate-papo por vídeo podem ajudar a encontrar a felicidade?
Foto: Pixabay

Mas quão eficaz é esse formato de aplicativo ou site de namoro?

É preciso primeiro lembrar que cerca de 17% dos casamentos modernos começam com encontros online. E 20% dos que estão em um relacionamento sério começaram online. No entanto, vale a pena esclarecer aqui que nesse caso estamos falando não apenas de sites e aplicativos de namoro tradicionais, mas também de outros formatos de comunicação, como redes sociais, mensageiros instantâneos, fóruns temáticos e assim por diante.

Mesmo que imaginessamos que todos os 17% dos casamentos começam com encontros em sites e aplicativos de namoro especializados, esse valor ainda não é tão alto assim. Mas, na realidade, a porcentagem é muito menor. E é muito importante entender por que isso está acontecendo.

Os sites e aplicativos de namoro não querem que você encontre o amor

Quando você vê o novo anúncio de um aplicativo de namoro ou lê a história de outra pessoa que encontrou seu amor online, é fácil ser tentado para usar os apps. Afinal, todos os serviços de namoro populares prometem algum tipo de algoritmo exclusivo e a capacidade de encontrar a combinação perfeita para você em quase algumas horas… Mas, na prática, não é assim!

Qualquer empresa tem o dever de trazer lucro para seus proprietários e os sites e aplicativos de namoro não são exceção. A principal fonte de renda para eles é o pagamento de recursos premium pelos usuários. Alguns apps também recebem alguma renda de publicidade, mas essa porcentagem é pequena. É por isso que é benéfico para os serviços de namoro que você fique no site o maior tempo possível, pagando pelo acesso premium e continuando a procurar sua cara metade mês após mês e ano após ano.

Pode parecer piada, mas não é! Existem milhares de pessoas que usam serviços de namoro há anos, sempre pagando pelo acesso premium e ainda esperando que, em algum momento, o aplicativo finalmente encontre a combinação perfeita para elas. Isso se torna um hábito que consome não apenas dinheiro, mas também tempo valioso. É cada vez mais difícil parar de usar esses sites e aplicativos e, ainda por cima, eles não trazem nenhum benefício prático para esses usuários

Mas este não é o único problema do sistema de namoro na web tradicional. Existem alguns outros aspectos importantes que valem a pena mencionar:

  1. Muitas informações falsas em contas de usuários. De acordo com várias pesquisas, cerca de 80% dos usuários de sites de namoro colocam alguma mentira ou aumentam suas qualidades nos seus perfis. Na melhor das hipóteses, eles embelezam um pouco suas fotos ou biografias para parecerem mais atraentes para outras pessoas. Algumas pessoas mudam algo apenas levemente, mas mudam radicalmente sua personalidade.
  2. A comunicação é principalmente em formato de texto. Apesar da maioria dos sites e aplicativos possuírem recursos de bate-papo por vídeo há bastante tempo, muitos usuários ainda se comunicam exclusivamente por texto e isso não permite realmente conhecer a outra pessoa.
  3. Falta de toque pessoal. Os perfis dos usuários em aplicativos de namoro são muito parecidos. Veja uma dúzia de contas e é muito provável que você não encontre algo que realmente se destaque do resto. Isso torna ainda mais difícil encontrar a conexão perfeita.
  4. Algoritmos com mau desempenho. Os algoritmos funcionam bem apenas nos anúncios de publicidade. Na prática, eles são imperfeitos e erram bastante, oferecendo-lhe a hipótese de conhecer pessoas que não são nada adequadas para você. Como resultado, você estará apenas perdendo tempo.
  5. Muitos golpistas. Cerca de 80% dos usuários de serviços de namoro populares admitem que já se depararam com golpistas pelo menos uma vez durante o uso dos apps. As estatísticas mostram que cada décimo usuário de aplicativos de namoro é um golpista. Portanto, é muito importante cuidar de sua própria segurança na Internet.

É claro que não estamos dizendo que, por causa dos problemas listados acima, você deverá abandonar completamente os serviços de namoro online agora. É até possível que você não encontre esses problemas e que sua experiência seja extremamente positiva. Mas ainda é bom estar ciente dos possíveis riscos para entender o que você pode esperar exatamente.

Como os bate-papos por vídeo aleatórios resolvem a maioria dos problemas dos serviços de namoro

Uma roleta de bate-papo aleatório é um site ou aplicativo que conecta usuários aleatórios por meio de uma chamada de vídeo. O primeiro que existiu foi o Omegle, lançado em 2009 e tem mantido sua popularidade até hoje. Ele oferece a oportunidade de você se comunicar com novas pessoas gratuitamente, buscar interlocutores com base em um filtro por país, bem como por interesses. A comunicação ocorre principalmente via vídeo, o que automaticamente elimina a maioria dos problemas que falamos acima dos sites de namoro clássicos.

  • Você se comunica por vídeo, podendo ver e ouvir imediatamente a outra pessoa. Assim, é possível formar uma imagem mais correta e objetiva da pessoa, em vez de simplesmente acreditar no que está escrito em seu perfil de um site de namoro.
  • As fraudes em bate-papos por vídeo são muito menos comuns do que em sites e aplicativos de namoro. Isso acontece porque os golpistas preferem se comunicar por mensagens de texto e não mostrar seus rostos.
  •  Neste tipo de serviço não existem algoritmos complicados, apenas a seleção de interlocutores para conversa com base nos filtros usados. Isso significa que você não precisa confiar em algoritmos duvidosos, cujos princípios você não entende.

E o mais importante, a maioria dos bate-papos por webcam é completamente gratuita!

Para maior clareza, oferecemos agora uma muito breve olhada em vários bate-papos por câmera populares. Holla — bate-papo aleatório de webcam onde os usuários têm perfis como acontece nos aplicativos de namoro clássicos. CooMeet — chat cam que tem um filtro de gênero sem erros e um tradutor de texto integrado. Chatous — bate-papo por webcam ao vivo bastante simples para smartphones, com busca por interlocutores por interesses usando hashtags. Monkey — bate-papo por webcam onde você pode se encontrar e conversar cara a cara, em pares ou em um chat em grupo com muitos participantes. Hay — bate-papo por vídeo ao vivo que se destaca principalmente por seu design de pixel não convencional.

Resumindo

Não há um formato ideal de namoro online. Isso é um fato. Você terá sempre, de alguma forma, que lidar com algumas desvantagens para desfrutar de certas vantagens. Portanto, recomendar apenas um serviço de namoro não faz sentido.

Aconselhamos que você compare diferentes opções, experimente vários sites e aplicativos e depois tire suas próprias conclusões para poder tomar a decisão certa. Provavelmente, você encontrará vários sites interessantes com coisas que você vai gostar ao mesmo tempo. É nessas qualidades que você deve se concentrar, alternando e usando os vários serviços para encontrar novos amigos ou, quem sabe, a sua alma gêmea. Vai dar certo!