Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta (25), em Brumadinho, Região Metropolitana de BH. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
Em nota, A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Córrego do Feijão. Até agora, o Corpo de Bombeiros contabilizou 7 mortes e cerca de 150 desaparecidos. Além disso, 9 pessoas foram resgatadas com vida da lama, e outras 100 que estavam ilhadas também foram resgatadas.
Como já publicado pelo Mais Minas anteriormente, o alto número de possíveis vítimas se dá pelo fato de a área de operação da Mina do Feijão ficar abaixo da barragem, no caminho que a onda de lama passou. Segundo informações da Vale, os prédios da medicina, RH, restaurante, apoio, armazém e oficina de equipamentos foram atingidos. Todos estavam em horário de operação durante o rompimento.
Mais cedo, o Governo de Minas soltou uma nota informando que uma força-tarefa do Estado já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas e que Governo Estadual já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.
Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que irá até Brumadinho neste sábado (26) e que sobrevoará a área atingida pela lama.
“Amanhã pela manhã, juntamente ao ministro da Defesa, partiremos para Belo Horizonte. De lá, cerrará à nossa delegação o senhor governador do estado de Minas onde sobrevoaremos a região, para que possamos então, mais uma vez reavaliando os danos, tomar todas as medidas cabíveis para minorar o sofrimento de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental”, disse o presidente em seu pronunciamento.
Por volta das 19 horas, a Vale divulgou uma nova nota informando que criou um Comitê de Ajuda Humanitária, com equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, para prestar assistência aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). A mineradora ainda informou que está providenciando hospedagem aos atingidos e familiares e que o ponto de atendimento é na Estação Conhecimento de Brumadinho. Nesse local, dezenas de funcionários da empresa atuarão como voluntários na prestação de serviço de acolhimento e identificação.
Mais informações a qualquer momento.