O que você procura?


Como fazer uma chamada em seu celular com o número oculto

Rodolpho Bohrer 19 de maio de 2020 às 13:03
Tempo de leitura
3 min

O primeiro identificador de chamadas do mundo foi criado pelo grego George Paraskevakos em 1968. No Brasil, a patente do brasileiro Nélio José Nicolai (1940-2017) é de 1992.

O belo-horizontino cursou eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e, posteriormente, desenvolveu tecnologias na área de telecomunicações, entre elas o Bina (“Binary Identifier Number Address”), um antigo sistema de identificação de chamadas.

Esta é uma função que se tornou muito comum e permite que o número do correspondente seja exibido na tela. Obviamente, isso significa que seu correspondente sabe qual é o seu número quando você liga para ele (e vice-versa). Com esta função, os nomes (e até as fotos) dos seus contatos são exibidos quando eles ligam para você.

LEIA TAMBÉM:  Conheça a nova versão do WhatsApp Aero Atualizado e entenda por que ela é adorada pelos jovens

Ao mesmo tempo, para proteger aqueles que não desejam revelar seu número de telefone, é possível ocultá-lo para que ele não apareça, mesmo aqueles que possuem seu número. O que aparece na tela do correspondente é uma mensagem de número oculto ou provado. Vários métodos possibilitam alcançar esse resultado.e você  poderá conferi-los mais abaixo.

Antes de prosseguirmos é importante ressaltar que é  impossível ocultar seu número em determinados serviços, como os Bombeiros, Polícia Militar ou o SAMU, além de ligações gratuitas como o 0800.

Bloquear temporariamente a exibição com uma sequência de caracteres

O primeiro método, que é temporário e deve ser repetido para cada chamada em questão, consiste em inserir uma sequência de caracteres antes do número.

LEIA TAMBÉM:  A pandemia e o avanço da tecnologia: saiba o que mudou

Antes de digitar o número do telefone no seu celular, digite #31#, ficando desta forma: #31#99999-9999. Funciona com todos os números (com as exceções mencionados acima), todos os telefones e todas as operadoras. Para ligações interurbanas use o #31# e ligue normalmente – colocando então o 0 + código da operadora + DDD da cidade + número do telefone.

Bloquear permanentemente a exibição com uma sequência de caracteres

Como na opção anterior, esse método consiste em inserir uma sequência de caracteres. Desta vez, você deve inseri-lo sozinho, sem ser seguido pelo número de um telefone.

A cadeia de caracteres a ser inserida a partir de um celular é: *31# . Para desativar a chamada oculta, você deve inserir #31# . E para verificar se o serviço está ativo, digite *#31#.

LEIA TAMBÉM:  A importância da informática na terceira idade

Bloquear exibição com um smartphone Android

O sistema Android inclui uma função para bloquear permanentemente a exibição do seu número. Confira:

– Abra o teclado do seu celular;

– Toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione “configurações;

– Procure por “Mais configurações” e toque em “Exibir meu ID originador”.

– Selecione “Ocultar número”.

Para desativar o modo oculto, execute o mesmo procedimento, selecionando “Exibir número”.

Bloquear exibição com um smartphone iOS

O iOS também inclui uma função para bloquear permanentemente a exibição do seu número. Veja o passo a passo:

– Vá para o menu “configurações”;

– Escolha a seção “Telefone”;

– Selecione “Mostrar meu número”;

– Mude o interruptor de posição.

Para desativar o modo número oculto, execute o mesmo procedimento simplesmente alterando a chave de posição.