O Atlético de 2021 é considerado por muitos um dos mais fortes da história do clube, com um elenco de dar inveja aos rivais. Além dos astros internacionais Hulk e Diego Costa, o Galo tem o multicampeão Réver, o campeão olímpico Guilherme Arana, os selecionáveis Vargas, Savarino, Junior Alonso e Alan Franco, há vários outros atletas que estão escrevendo seus nome na memória do torcedor atleticano, tendo a melhor campanha do Campeonato Brasileiro e chegando às finais da Copa do Brasil deste ano, isso depois de ter sido campeão mineiro.
Para 2022, os investidores do Alvinegro já disseram que pretendem fazer o Atlético ainda mais forte dentro de campo. Mas, para além das contratações, o Galo tem muitos jogadores que estão emprestados para outras equipes e que deverão retornar ao clube, até segunda ordem, no ano que vem.
No total, são 15 jogadores do Atlético que vão encerrar seus contratos de empréstimos neste ano e que retornarão ao Galo no ano que vem. Será que algum tem vaga neste super time atleticano? Confira!
Michael
O goleiro, de 26 anos, é cria da base do Atlético e está emprestado ao Confiança até o final da Série B deste ano. Ele foi cedido por empréstimo no ano passado para o Paços de Ferreira depois que o time mineiro contratou Rafael e depois foi transferido para o time sergipano.
Pelo Confiança, Michael tem seis jogos e sofreu 11 gols. No time sergipano, ainda, o goleiro fez 28 defesas, sendo 15 dentro da área, 13 fora, uma completa e outras 12 incompletas.
Michael fez parte do time atleticano campeão mineiro de 2020. O contrato do goleiro com o Confiança termina em dezembro e o jogador tem vínculo com o Atlético até dezembro de 2022.
Maílton
O lateral-direito, de 23 anos, está emprestado ao Metalist Kharkiv, da Ucrânia até junho de 2022, com parte dos direitos pré-fixados e seu contrato com o Atlético vai até junho de 2023.
Maílton foi pouco utilizado pelo Atlético, sendo emprestado para o Coritiba em 2020, onde jogou 13 partidas, sendo oito como titular. Na chegada ao Galo, em janeiro do ano passado, o jogador assinou contrato até o fim do ano que vem. Para emprestá-lo ao futebol europeu, o clube acertou a prorrogação do vínculo até junho de 2023.
Pelo Metalist, Maílton disputou apenas cinco partidas. Já no Atlético, foram 11 jogos, com um gol marcado contra o Tupynambás pelo Campeonato Mineiro do ano passado, conquistado pelo Alvinegro.
Talison
O lateral-direito, de 21 anos, está emprestado ao Alverca, da terceira divisão portuguesa, até o fim de junho de 2022. Talison tem contrato com o Atlético até 31 de dezembro de 2022.
No clube português, Talison ainda não teve nenhuma oportunidade dentro de campo. Antes do Alverca, o lateral estava emprestado ao Londrina, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Pelo time londrino, o jogador fez sete jogos, sendo três como titular.
Talison iniciou na base no PSTC e depois foi para o Atlético. Ele estreou no profissional do Galo em 2020, disputando três partidas do Campeonato Brasileiro, sendo duas delas como titular. Na atual temporada, o lateral chegou a fazer um jogo como titular, na vitória sobre o Pouso Alegre, pelo Campeonato Mineiro, no início de abril.
Em fevereiro, o Atlético comprou 70% dos direitos econômicos de Talison junto ao PSTC. O Galo chegou a descartar uma oferta do Al Wasl, dos Emirados Árabes, clube dirigido por Odair Hellmann, que ofereceu 300 mil dólares (R$ 1,5 milhão aproximadamente) pelos direitos do jogador.
Kevin
O lateral-esquerdo, de 21 anos, fica no Brasil de Pelotas até dezembro de 2021 e o vínculo com o Galo vai até 14 de março de 2023. Pelo Xavante, Kevin disputou 26 jogos, sendo 21 como titular e deu uma assistência.
Na equipe Sub-20 do Atlético, Kevin foi titular da posição na conquista do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2020.
Lucas Hernández
Contratado em 2019 por 3 milhões de dólares (cerca de R$ 12 milhões na época), o lateral-esquerdo Lucas Hernández, de 29 anos, nunca conseguiu se firmar no Atlético. Ele está emprestado ao Cuiabá até dezembro deste ano e tem vínculo com o Galo até o fim de 2022.
Pelo Cuiabá, Lucas Hernández fez sete jogos em 2021. Já com a camisa alvinegra, o uruguaio fez cinco partidas em 2019 e dois no ano passado.
Iago Maidana
O zagueiro, de 25 anos, foi emprestado ao Gil Vicente, de Portugal, até junho de 2022, sem obrigatoriedade de compra no final do acordo. O contrato com o Atlético vai até 31 de dezembro de 2022. Pelo clube português, ele fez apenas um jogo.
Antes do Gil Vicente, Maidana estava emprestado ao Sport, onde fez 55 partidas, deu uma assistência e foi o artilheiro da equipe pernambucana em 2020, com oito gols marcados. No Atlético, o zagueiro fez 15 partidas.
Vitor Mendes
O zagueiro, de 22 anos, está no Juventude até dezembro deste ano e tem contrato com o Atlético até 31 de dezembro de 2024. Ele é um dos destaques da equipe de Caxias do Sul, que ocupa a 15ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Vitor Mendes, inclusive, foi o autor da vitória contra o Fluminense nessa quarta-feira, 17 de novembro, no Alfredo Jaconi, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão.
Ele foi titular em 29 partidas no Brasileirão e tem 40 jogos pelo Juventude na temporada, marcando três gols com a camisa alviverde.
Vitor Mendes chegou ao Atlético emprestado pelo Santos e foi comprado na virada de 2019 para 2020. Ele passou a ser emprestado para ganhar rodagem para o Guarani, Boa Esporte e se destacou no Figueirense, rebaixado na Série B de 2020.
Gustavo Blanco
O meio-campista, de 27 anos, era muito promissor, mas acabou perdendo espaço por conta de lesões. Está emprestado ao Fortaleza até o fim da Série A. O contrato do volante com o Atlético vai até 31 de dezembro de 2022. Pelo tricolor cearense, o jogador fez seis jogos.
Antes do Fortaleza, em 2020, Gustavo Blanco foi emprestado ao Goiás, onde fez cinco jogos. O volante iniciou a sua carreira no Bahia, mas devido ao grande destaque no América campeão da Série B do Brasileirão em 2017, o Atlético contratou o jogador para a temporada 2018.
Pelo Galo, Gustavo Blanco fez 36 jogos, marcou um gol e deu uma assistência. No Bahia, o volante conquistou o Campeonato Baiano de 2016 e neste ano foi campeão cearense com o Fortaleza. Com o Atlético, o jogador foi campeão mineiro de 2020.
José Welison
O volante, de 26 anos, estava no Botafogo por empréstimo e atualmente está emprestado ao Sport até dezembro. O contrato de José Welison com o Atlético vai até 30 de dezembro de 2023.
Pelo Sport, José Welison fez 29 jogos e marcou dois gols. No Botafogo, o volante fez 23 partidas e deu uma assistência. Com a camisa do Atlético, ele fez 66 jogos e foi campeão mineiro em 2020.
Ramón Martínez
O volante, de 25 anos, acertou com o Libertad, do Paraguai, após não ser usado pelo Coritiba. O contrato no clube de Assunção vai até dezembro e o vínculo com o Atlético vai até 31 de dezembro de 2022.
No Libertad, Ramón Martínez fez 37 jogos e marcou três gols. No Coritiba ele fez apenas nove partidas. Com a camisa do Atlético, paraguaio tem 14 jogos e o título do Campeonato Mineiro de 2020.
Guilherme Castilho
Para muitos, Guilherme Castilho é o jogador mais decisivo do Juventude no Brasileirão. O jogador, de 22 anos, emprestado pelo Atlético, disparou como o mais participativo em gols da equipe gaúcha no Campeonato Brasileiro. Ele acumula oito participações em gols, com quatro bolas na rede e quatro assistências.
O contrato de Guilherme Castilho com o Juventude vai até 31 de dezembro e o vínculo do meia dura até 31 de dezembro de 2024. Ele foi campeão mineiro em 2020 e em 2019 (com a equipe de juniores).
Bruninho
O meia, de 21 anos, é cria da base do Atlético. Ele está emprestado ao Juventude até 31 de dezembro e o contrato com o Galo vai até 31 de dezembro de 2022. Antes do time de Caxias do Sul, Bruninho foi emprestado ao Sport e Confiança.
Nesta temporada, pelo Juventude, Bruninho fez 12 partidas. No Confiança, o meia entrou em campo 17 vezes e marcou três gols. Já com o Sport, o meia jogou 21 jogos. Vestindo a camisa do Atlético, o jogador disputou 28 partidas e marcou dois gols. O meio-campista também se sagrou campeão mineiro em 2020.
Daniel Penha
O meia-atacante, de 23 anos, está emprestado ao Newcastle United Jets, da Austrália, até o dia 30 de junho de 2022 e tem contrato no Atlético até dezembro de 2023.
Daniel Penha nunca conseguiu se estabilizar no Atlético, sendo frequentemente emprestado. Ele fez dois jogos com o CRB na Série B de 2019, seis partidas com o Coimbra no Campeonato Mineiro de 2020, tem quatro jogos e um gol na Série B do ano passado com o Sampaio Corrêa e teve uma breve passagem pelo Corinthians no mesmo ano, mas nem chegou a estrear.
Neste ano, Daniel Penha fez 19 partidas e marou um gol pelo Bahia, 18 jogos e três gols com o Confiança e entrou em campo apenas uma vez como jogador do Newcastle United Jets.
Daniel Penha foi campeão mineiro com o Atlético em 2017, campeão maranhense com o Confiança em 2020 e conquistou a Copa do Nordeste com o Bahia neste ano.
Marquinhos
O atacante, de 22 anos, está atualmente no Botev Plovdiv, na Bulgária, com contrato até julho de 2022. O vínculo com o Galo vai até o dia 6 de dezembro de 2024. Cria da base do Atlético, Marquinhos sempre foi um dos destaques nas categorias de base do clube.
Pelo Botev Plovdiv, Marquinhos fez 23 jogos e marcou cinco gols. No Atlético, ele fez 33 partidas, marcou dois gols e deu sete assistências. O atacante foi campeão mineiro com o Galo em 2020 e 2019 (com a equipe júnior).
Alessandro Vinícius
O meio-campista, de 22 anos, está emprestado ao São José, do Rio Grande do Sul, para a Série C do Campeonato Brasileiro até novembro. O contrato com o Atlético tem duração até 30 de dezembro de 2023.
Com o São José, foram 21 jogos e um gol marcado. Como jogador do Atlético, Alessandro Vinícius fez sete partidas. Em 2019, ele foi campeão mineiro da categoria júnior em 2019.