O que esperar do primeiro clássico do Campeonato Brasileiro entre Atlético e Cruzeiro?

por Davi Guimarães

O primeiro clássico do Campeonato Brasileiro está chegando. No próximo sábado (20), Atlético e Cruzeiro se enfrentam na Arena MRV, às 21:00, pela terceira rodada do campeonato. O confronto marca o reencontro das duas equipes após a conquista do pentacampeonato estadual do Galo em pleno Mineirão lotado de cruzeirenses.

O que esperar do primeiro clássico do Campeonato Brasileiro entre Atlético e Cruzeiro?
Atlético e Cruzeiro se enfrentam na Arena MRV pela quarta vez na história. Galo tenta quebrar tabu de nunca ter vencido o rival em casa, enquanto a Raposa tenta se recuperar após o vicecampeonato estadual. Foto: Daniela Veiga / Atlético / Reprodução

Leia também: Atlético vence Cruzeiro e fica com o título do Campeonato Mineiro de 2024

Momento das equipes

Sob comando do treinador Gabriel Milito, o Atlético parece ter finalmente se reencontrado. Com a conquista do título estadual e os 100% de aproveitamento na Copa Libertadores, tudo indica que o Galo se torne um dos favoritos aos títulos das grandes competições na temporada, como o Brasileirão. No entanto, a equipe alvinegra não venceu nas duas primeiras rodadas, acumulando empates com Corinthians e Criciúma.

Footure, canal especialista em análises táticas, exalta o bom início de trabalho do técnico argentino Gabriel Milito

Leia também: Guia do Campeonato Brasileiro: o que esperar de cada time em 2024? (Parte 1)

Leia também: Guia do Campeonato Brasileiro: O que esperar de cada time? (Parte 2)

O Cruzeiro, vive um momento mais complicado. Com a perca do título estadual para o rival, a diretoria da SAF optou por demitir o técnico argentino Nicolás Larcamón e recontratou Fernando Seabra, técnico interino do clube no fim da última temporada e que comandou a equipe sub-20 na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Fernando Seabra havia deixado o Cruzeiro após o vice-campeonato na Copinha, mas retornou ao clube após a demissão de Nicolás Larcamón. Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Reprodução

Sob comando do novo treinador, a Raposa ainda não perdeu, somando dois empates – Contra Alianza-COL e Fortaleza – e uma vitória, diante do Botafogo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Quais são os principais destaques da partida?

Do lado dos donos da casa, a estrela sempre recai em cima da dupla Hulk e Paulinho, líderes da equipe e principais criadores de jogadas de perigo à meta do adversário. No entanto, após a chegada de Gabriel Milito, Gustavo Scarpa vive uma crescente de desempenho, realizando grandes partidas atuando no lado direito do campo e chegando como elemento surpresa na área.

Sob comando do novo técnico argentino, Scarpa vem se tornando peça fundamental no esquema tático alvinegro atuando como extremo pelo lado direito.

No Cruzeiro, o principal nome é Matheus Pereira, cérebro do time e o principal criador da equipe. Nesse sábado, o meia tem a missão de colocar Arthur Gomes e Rafa Silva em situação clara de gol. Dinenno, centroavante titular, segue fora por lesão.

Matheus Pereira é um pilar técnico e tático para o time de Fernando Seabra. Foto: Cruzeiro Esporte Clube / Flickr / Reprodução

Para essa missão, Pereira poderá contar com o auxílio de Mateus Vital, que vem entrando bem nas últimas partidas e pode receber chance entre os titulares no lugar de Lucas Romero, suspenso após ser expulso no Castelão diante do Fortaleza.

Mateus Vital marcou o gol de empate do Cruzeiro no Castelão na última quarta-feira (17). Foto: Cruzeiro Esporte Clube / Flickr / Reprodução

Retrospecto recente

Apesar do tabu de nunca ter vencido o maior rival em casa, o Galo está mentalmente muito mais preparado para a partida do que o Cruzeiro. A Raposa, que venceu dois confrontos na nova Arena e empatou um, vem de um revés dentro dos seus domínios no clássico mais importante dos últimos dois anos: A decisão do estadual.

Com o título atleticano no Mineirão, os alvinegros não perdoaram e provocaram o rival após o título. Um dos principais alvos foi Filipe Machado, que no clássico do Brasileirão 2023, simulou que estava jogando milho para a torcida após a vitória por 1×0.

Provocação de Filipe Machado rendeu muita zoeira por parte dos atleticanos após a conquista do título estadual
Gulherme Arana respondeu a provocação após a conquista

Principais informações sobre a partida

Horário: 21h

Local: Arena MRV

Arbitragem: Ramon Abatti Abel, e os assistentes Rafael da Silva Alves e Alex dos Santos

Transmissão: SporTV e Premiere

Prováveis escalações

Atlético: Éverson, Saravia, Igor Rabello, Maurício Lemos, Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Igor Gomes, Gustavo Scarpa; Hulk e Paulinho.

Cruzeiro: Anderson, William, Neris, João Marcelo (Zé Ivaldo), Marlon; Ramiro, Lucas Silva, Cifuentes (Mateus Vital); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS