Menu

Guia do Campeonato Brasileiro: o que esperar de cada time em 2024? (Parte 1)

Mesmo que o calendário de partidas não esteja totalmente confirmado, o Portal Mais Minas preparou um guia especial para falar sobre as principais expectativas dos 20 clubes da elite do Brasileirão 2024. Seu time é um dos favoritos ao título?
01/04/2024 às 18:16
Tempo de leitura
8 min
Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro de 2024? Foto: Staff Images / CBF
Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro de 2024? Foto: Staff Images / CBF

Com os campeonatos estaduais chegando na reta final, a ansiedade do torcedor brasileiro começa a aflorar para a estreia do seu time do coração no campeonato nacional, previsto para começar entre os dias 13 e 14 de abril.

Guia do Campeonato Brasileiro: O que esperar de cada time? (Parte 2)
Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro de 2024? Foto: Staff Images / CBF

Mesmo que o calendário de partidas não esteja totalmente confirmado, o Portal Mais Minas preparou um guia especial para falar sobre as principais expectativas dos 20 clubes da elite do Brasileirão 2024. Seu time é um dos favoritos ao título? Confira:

Athletico Paranaense

No ano em que completa 100 anos de história, o time comandado por Cuca planeja dar continuidade no seu projeto rumo ao topo do futebol nacional. Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro em 2001 e se consolidar como um clube aspirante a títulos – após as conquistas da Copa Sul-americana em 2018 e 2021, e Copa do Brasil, em 2019 – o Athletico mescla entre experiência e juventude para buscar um troféu em um ano marcante para os rubro-negros.

Athletico venceu o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2001. Em 2024, o Furacão sonha com o bicampeonato no ano do seu centenário
  • Expectativa: Briga pelo G-6
  • Principais nomes: Bento, Fernandinho e Bruno Zapelli
Fernandinho é um dos pilares do meio-campo rubro negro. Foto: Athletico Paranaense / Reprodução

Atlético Goianiense

Com a conquista do acesso na última temporada, o Atlético Goianiense busca repetir o feito dos últimos anos para se consolidar na primeira divisão do campeonato nacional. Antes da queda, em 2022, o Dragão permaneceu na elite por 3 anos consecutivos, inclusive, se classificando e chegando até as semifinais da Copa Sul-americana, no mesmo ano em que foi rebaixada à Segunda Divisão do Brasileirão.

Sob comando do técnico Jair Ventura, o Atlético sabe da dura missão de se manter na elite do campeonato, e vai precisar fazer valer o fator casa para atingir os seus objetivos na temporada. O Dragão conta com o apoio do seu torcedor no estádio Antônio Acciolly para ficar fora do Z-4.

O fator casa pode ser fundamental na luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Foto: Atlético – GO / Reprodução
  • Expectativa: Briga para permanecer na Série A
  • Principais nomes: Shaylon e Vágner Love

Atlético Mineiro

Sob comando do novo treinador Gabriel Milito, as expectativas no lado alvinegro estão bem melhores que à época de Luiz Felipe Scolari. Com um estilo de jogo propositivo e ofensivo, o argentino promete levar o Galo à briga pelo título, graças a um elenco forte e com peças que podem definir a partida em uma jogada.

Gabriel Milito assumiu a equipe do Galo no fim de Março e as expectativas com o trabalho do argentino são altas. Foto: CAM / Reprodução
  • Expectativa: Briga pelo título
  • Principais nomes: Hulk e Paulinho
A dupla Paulinho e Hulk é o principal trunfo de Gabriel Milito em mais uma edição do Brasileirão. Foto: Pedro Souza / CAM / Flickr

Leia também: “Arena Paulinho”? Camisa 10 do Atlético tem números expressivos no novo estádio

Bahia

Após quase ser rebaixado na temporada passada, o Esquadrão de Aço contou com um aumento do investimento por parte do City Football Group para essa temporada com o intuito de evitar qualquer risco de desempenho negativo em 2024. Com Rogério Ceni à beira do campo e a dupla Éverton Ribeiro e Cauly no meio, o Bahia planeja buscar coisas grandes no Brasileirão dessa temporada.

Éverton Ribeiro vem se destacando no esquadrão desde a sua chegada.
  • Expectativa: Briga pelo G-6
  • Principais nomes: Éverton Ribeiro e Cauly

Botafogo

Após a perda histórica do título nacional na última temporada, o Botafogo parece estar se recuperando em 2024. Para não cometer os mesmos erros, o Glorioso promete se reerguer de forma sólida e consciente, dando prosseguimento nos caminhos da reconstrução do clube, sob comando de John Textor, dono da SAF alvinegra.

O Fogão promete brigar no topo da tabela nessa temporada, sem repetir os erros de 2023, e conta com contratações de destaque, como Luiz Henrique e Jeffinho, que prometem auxiliar Tiquinho Soares no setor ofensivo do Glorioso.

Contratação mais cara da história do Botafogo, Luiz Henrique é mais um reforço para consolidar o setor ofensivo do Glorioso na temporada de 2024. Foto: Redes Sociais / Luiz Henrique
  • Expectativa: Briga pelo G-6
  • Principais nomes: Tiquinho Soares, Jeffinho e Luiz Henrique
Tiquinho Soares é a principal esperança de gols do Botafogo para a temporada.

Bragantino

Em mais um ano comandado pelo técnico português Pedro Caixinha, o Massa Bruta quer manter o bom desempenho da última temporada, que o credenciou para as fases preliminares da Copa Libertadores.

Mesmo sem realizar grandes contratações na temporada, a equipe confia no bom plantel disponível e na continuidade do trabalho do treinador, que é um grande pilar da ascensão da equipe gerida pela Red Bull.

  • Expectativa: Briga pelo G-6
  • Principais Nomes: Eduardo Sasha e Juninho Capixaba
O técnico Pedro Caixinha quer dar sequência ao bom trabalho à frente do Massa Bruta na temporada 2024

Corinthians

Em ano de reformulação, o Corinthians abriu mão dos principais nomes da sua equipe nas últimas temporadas, o meia e ídolo do clube, Renato Augusto.

Referência técnica do Corinthians nas últimas temporadas, Renato Augusto acertou com o Fluminense nesta temporada

Pensando em não repetir a temporada aquém do planejado em 2023, o Timão, agora sob comando do português Antônio Oliveira, busca se reerguer após o fracasso no estadual, e para isso precisa contar com a melhora no rendimento dentro de campo de contratações importantes do clube na temporada.

Em pouco tempo, Antônio Oliveira já conquistou o coração da Fiel Torcida.
  • Expectativa: Briga pelo G-6
  • Principais Nomes: Rodrigo Garro, Pedro Raul e Yuri Alberto

Criciúma

Após 10 anos longe da elite do campeonato nacional, o Criciúma garantiu o seu acesso na para a Série A na temporada passada após vitória diante do Botafogo de Ribeirão Preto no Heriberto Hülse. Em 2024, o planejamento inicial é se manter no campeonato nacional e se consolidar como a maior força do estado de Santa Catarina no Brasil.

YouTube video
Criciúma garantiu acesso na vitória em casa diante do Botafogo-SP

Para isso, o Tigre acertou a contratação de Yannick Bolasie, de 34 anos, que chega ao Brasil após fazer sucesso na Inglaterra com as camisas de Crystal Palace, Everton e Swansea. O atacante chega para fazer dupla com Felipe Vizeu no ataque carvoeiro.

Yannick Bolasie foi anunciado pelo Criciúma no dia 28 de Março. Foto: Celso da Luz / Criciúma EC
  • Expectativa: Briga para permanecer na Série A
  • Principais nomes: Bolasie e Felipe Vizeu
Luis Fernando Filho, especialista em futebol africano, falou em seu perfil sobre as principais valências do congolês que é o novo reforço carvoeiro para a temporada 2024.

Cruzeiro

Sob comando de Nicolás Larcamón desde o início da temporada, o Cruzeiro parece estar se adaptando ao estilo do técnico argentino e apesar da precoce eliminação na Copa do Brasil, a Raposa promete alçar vôos mais altos do que na última temporada.

Leia também: Como joga o time de Nicolás Larcamón?

A equipe, tem como seu principal pilar o meia Matheus Pereira, e os objetivos do clube na temporada estão intimamente ligados com a sua permanência na Toca da Raposa II, já que seu contrato de empréstimo junto ao Al-Hilal se encerra no meio do ano. Ronaldo e dirigentes do clube saudita já conversam para oficializar a compra, mas ainda não há decisão definitiva.

Matheus Pereira é o principal jogador do Cruzeiro no setor criativo. As principais jogadas de perigo da Raposa saem dos pés do camisa 10. Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro
  • Expectativa: Meio de tabela
  • Principais nomes: Matheus Pereira e Juan Dinenno
O setor defensivo do Cruzeiro também merece destaque: Em 2023, o sistema formado por Rafael Cabral, William, Neris (João Marcelo), Luciano Castán e Marlon, foi a melhor defesa do Campeonato Brasileiro.

Cuiabá

Em sua quarta participação seguida na elite do Campeonato Brasileiro, o Dourado espera mais uma temporada de afirmação no campeonato, se consolidando como um “clube de Série A”.

Após lutar contra o rebaixamento em algumas edições, o Cuiabá conseguiu se classificar para a Copa Sulamericana na última edição do Brasileirão, e para a temporada de 2024, a diretoria conseguiu manter boa parte do plantel para repetir a boa campanha realizada em 2023.

O atacante paraguaio Isidro Pitta é uma das principais referências ofensivas do Dourado em mais uma temporada.
  • Expectativa: Meio de tabela
  • Principais nomes: Deyverson e Isidro Pitta