Atlético vence Cruzeiro e fica com o título do Campeonato Mineiro de 2024

por Davi Guimarães

No último domingo (7), aconteceu a final do Campeonato Mineiro 2024. E após muita emoção nos dois jogos da decisão, o Atlético do recém chegado Gabriel Milito venceu a Raposa em pleno Mineirão completamente abarrotado de cruzeirenses, e ficou com o troféu pela quinta vez consecutiva.

Atlético vence Cruzeiro e fica com o título do Campeonato Mineiro de 2024
Atleticanos levantam a taça em Mineirão já vazio. Foto: Pedro Souza / CAM / Reprodução
Atlético celebra o título mineiro pela quinta vez consecutiva

O jogo

Após a emoção do primeiro jogo, com o empate celeste com gol marcado no último minuto por Juan Dinneno, o Cruzeiro saiu da Arena MRV com a vantagem do empate e a oportunidade de ser campeão em casa com mais um resultado igual, por ter feito a melhor campanha na primeira fase do estadual.

Empate do Cruzeiro no primeiro jogo deu esperanças ao torcedor.

No entanto, não foi o que aconteceu. Apesar de ter aberto o placar na segunda etapa, com Mateus Vital, a equipe comandada por Nicolás Larcamón se retrancou ainda aos 20 minutos da segunda etapa, e com a entrada do zagueiro João Marcelo no lugar do autor do gol, que saiu lesionado, a Raposa se complicou demais no último terço da segunda etapa.

Mateus Vital marcou o primeiro gol do clássico

Logo após a substituição e em uma pane do sistema defensivo do Cruzeiro, Renzo Saravia marcou o gol que deixou tudo igual no placar no Mineirão. Gabriel Milito, na tentativa de colocar o time pra frente em busca da vitória, colocou em campo nomes que agregam o sistema ofensivo alvinegro, como Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Eduardo Vargas.

Confira os melhores momentos da partida que decretou o título alvinegro

Minutos após a substituição e a postura agressiva do Galo, o time comandado por Milito teve um pênalti marcado após bola na mão de Lucas Silva, volante do Cruzeiro que não estava em um dia bom. O lance foi revisado pelo VAR e o árbitro confirmou a penalidade. Hulk bateu e deixou o Atlético com a mão na taça.

Hulk marcou o gol da virada no Mineirão

Nico Larcamón, então, lançou o time do Cruzeiro à frente, na tentativa de corrigir o erro do início do segundo tempo e colocou em campo peças ofensivas como: Wesley Gasolina, Álvaro Barreal, José Cifuentes e Rafael Papagaio.

A tentativa, mais uma vez foi falha e uma jogada de contra-ataque, Gustavo Scarpa saiu cara a cara com o goleiro Rafael Cabral. O meia driblou o goleiro sem dificuldades e carimbou o título alvinegro pela quadragésima nona vez.

Scarpa comemorou o seu primeiro gol com a camisa atleticana com troféu

Crise no Cruzeiro?

Após o segundo gol atleticano, a torcida celeste – que quebrou o recorde de público do Novo Mineirão – começou a xingar o técnico argentino com cânticos de “Burro!” por conta das alterações realizadas na segunda etapa.

Mais de 61 mil pessoas estiveram no Mineirão na tarde de domingo. Novo recorde do estádio

Hoje (8), após reunião com a SAF, a direção que comanda o futebol do Cruzeiro optou por encerrar o vínculo do clube com Larcamón, que ia até o fim de 2025.

Nicolás Larcamón deixa o Cruzeiro após o vice-campeonato mineiro

De acordo com informações do canal Samuel Venâncio, o clube está próximo de acertar a contratação de Fernando Seabra, que comandou o sub-20 do Cruzeiro até o final de janeiro e deixou o clube para trabalhar no sub-23 do Red Bull Bragantino.

Festa em Ouro Preto

O pentacampeonato do Galo agitou o estado na noite de domingo e toda a segunda-feira em Minas Gerais. Além da festa no Mineirão e em Belo Horizonte, a cidade histórica de Ouro Preto também foi palco de muita festa da massa atleticana.

Ruas das proximidades do Bar do Pelé estavam cheias para celebrar o título do Galo. Vídeo: Bar do Pelé / Redes Sociais / Reprodução

O Bar do Pelé, tradicional reduto de torcedores do Galo ficou completamente lotado, e após o apito final, a festa se estendeu para as ruas da cidade histórica. Confira os registros de quem estava no local:

Torcida atleticana não se conteve no segundo gol, marcado por Hulk. Festa incrível no Bar do Pelé. Vídeo: Bar do Pelé / Redes Sociais / Reprodução

Vida que segue!

Após a festa do título atleticano e a tristeza dos cruzeirenses, a temporada continua. Na próxima quarta-feira (10), o Atlético recebe o Rosário Central na Arena MRV pela Libertadores da América – o primeiro jogo continetal do novo estádio alvinegro.

Na estreia da Libertadores, o Galo goleou o Caracas na Venezuela e largou na frente no GrupoG. Foto: Pedro Souza / Atlético / Reprodução

Já o Cruzeiro, enfrenta o Alianza Petrolera, da Colômbia, no Mineirão na próxima quinta (11), pela Copa Sulamericana. A tendência é que até lá, a equipe celeste já tenha anunciado o novo treinador para a sequência da temporada.

Pela Sulamericana, o Cruzeiro foi até Quito na primeira rodada e empatou com a Universidad Católica-EQU em 0 x 0, no Estádio Olímpico Atahualpa. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

No próximo final de semana, as equipes já medem forças na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo vai até São Paulo, enfrentar o Corinthians na Neo Química Arena. Já o Cruzeiro, joga mais uma em casa. Desta vez, contra o Botafogo.

Confira as datas e horários de todas as partidas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Atlético e Cruzeiro jogam no domingo. O Galo entra em campo às 16h, e a Raposa, uma hora depois, às 17h.

Leia também: Guia do Campeonato Brasileiro: o que esperar de cada time em 2024? (Parte 1)

Leia também: Guia do Campeonato Brasileiro: O que esperar de cada time? (Parte 2)

Leia também: