Guia do Campeonato Mineiro: Atlético Mineiro

0 comment

Atual tetracampeão estadual, o Atlético é, mais uma vez, o principal candidato ao título desta edição do Campeonato Mineiro. Sob comando de Luiz Felipe Scolari desde junho de 2023, o Galo conseguiu uma arrancada histórica no segundo turno do Campeonato Brasileiro, flertando com o título nacional na reta final da competição.

Com um elenco sólido e com peças qualificadas e que já conhecem o clube, e a competição, como Guilherme Arana, Paulinho e Hulk, o Atlético promete buscar o pentacampeonato, feito que não acontece desde 1969, quando o Cruzeiro conquistou o estadual pela quinta vez consecutiva.

Guia do Campeonato Mineiro: Atlético Mineiro
Atlético campeão estadual em 2023. Foto: Bruno Sousa / Atlético / Flickr
Relembre a campanha do Tetracampeonato Mineiro do Atlético, em 2023

Campeonato para testar novas peças e dar ritmo aos jogadores

Ainda em reta final de pré-temporada, a tendência é que Luiz Felipe Scolari comece a temporada “rodando o elenco”, testando novas peças e claro, dando ritmo de jogo à todos os seus jogadores. Por conta do grande número de competições que a equipe disputará em 2024 – Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro – o Galo precisa de um elenco qualificado e com peças de reposição que estejam prontas para atuar em quaisquer ocasião.

+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Ipatinga

Pré-Temporada na Cidade do Galo. Foto: Pedro Souza / Atlético / Flickr

Com um amistoso preparatório marcado para o último final de semana antes da estreia, Felipão promete testar a equipe com foco no primeiro desafio do ano, diante da Patrocinense, no triângulo mineiro.

A tendência é que o técnico a use as principais peças do elenco no início do ano, mas sem deixar de dar oportunidades aos jovens jogadores formados nas categorias de base do clube, como Caio Ribas e Yan, que se destacaram na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A contratação de Gustavo Scarpa também promete elevar o nível técnico ofensivo do atletico, que agora conta com os craques dos últimos 3 campeonatos, Hulk (2021), Gustavo Scarpa (2022) e Paulinho (2023). Apesar de se mostrar muito bem fisicamente, Scarpa não deve começar o ano atuando, já que vem de um longo período de inatividade e também, por não ter participado de toda a pré-temporada. A inserção do meia no elenco alvinegro será gradual.

Scarpa foi apresentado e vestirá a camisa de número 6. Foto: Pedro Souza / Atlético / Flickr

Hegemonia no Estado

O maior campeão mineiro pretende manter a sequência de títulos desde 2020 e repetir o feito de 1956, quando conquistou o pentacampeonato mineiro. Em caso de mais uma conquista, o Galo chegará ao título de número 49, abrindo vantagem de 11 conquistas para o segundo maior campeão, Cruzeiro, com 38.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS