Trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio Itabirito evidencia grande quantidade de lixo jogado nas águas na cidade

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

A Prefeitura está realizando o desassoreamento do Rio Itabirito, com o intuito de evitar inundações pela cidade, nos períodos chuvosos. Desde que o trabalho começou, em outubro, foi constatado que, além do sedimento natural que acumula no fundo do rio, muito lixo foi depositado no curso d’água, agravando o problema das enchentes no município. “Encontramos mais de 50 pneus e vários outros tipos de materiais, como estruturas metálicas, móveis, entulhos, materiais de construção e outros objetos que foram descartados de forma irregular no Rio Itabirito”, relata Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente.

Para conscientizar a população, parte do lixo retirado do rio foi colocado no jardim da Prefeitura de Itabirito. “Temos que lembrar que o rio é um ser vivo, que precisa ser cuidado; e todos nós temos a responsabilidade de manter ele sempre limpo. Jogar lixo e entulho no curso d’água prejudica a vida do rio e a qualidade de vida de todos em Itabirito”, destaca o secretário de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente está elaborando um relatório detalhado das ações de desassoreamento do Rio Itabirito. O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Itabirito, com as empresas Gerdau, Safm, Herculano Mineração, Vale e Adesita.

Leia também: Prefeitura de Itabirito planta ipês na Avenida José Farid Rahme

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS