Menu

Bombeiros de Minas vão a Petrópolis dar apoio nos salvamentos

Na última terça, um volume de chuva gigante gerou deslizamentos que já provocaram a morte de 120 pessoas e deixaram mais de 100 desaparecidos.
18/02/2022 às 15:38
Tempo de leitura
2 min
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) segue para Petrópolis para apoiar os trabalhos de busca e resgate da corporação do Rio de Janeiro, no desastre provocado pelas chuvas dos dias anteriores. Na última terça (15), um volume gigante de chuva gerou deslizamentos que já provocaram a morte de 120 pessoas e deixaram mais de 100 desaparecidos.

A equipe é composta por 14 militares do CBMMG, especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães.

Os bombeiros mineiros também levam na bagagem qualificações e conhecimentos adquiridos pela especialização ofertada pela corporação, que é referência em capacitação para outros estados.

Além disso, os militares de Minas Gerais contam também com a experiência de atuação em várias catástrofes semelhantes como Mariana, Brumadinho, a ajuda humanitária oferecida a Moçambique e Haiti e, por último, no trabalho integrado nas chuvas que atingiram a Bahia.

Bombeiros de Minas vão à Petrópolis para apoiar nos salvamentos
Foto: CBMMG

Além do conhecimento e expertise dos bombeiros mineiros, a equipe contará ainda com dois cães especializados em busca em estruturas colapsadas, quatro viaturas. Os militares de Minas também levarão equipamentos próprios como: um detector de vida, um detector de vida sísmico, um bote, um barco, dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.

A equipe de militares atuará de forma integrada ao CMBERJ em ações de busca, salvamento, prevenção e gestão do Sistema de Comando de Operações.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:12