Menu

Turismo e sua importância

02/10/2023 às 15:12
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O turismo desempenha um papel crucial como fonte de renda para as cidades históricas, proporcionando uma série de benefícios econômicos e culturais, sendo assim, seu uso sustentável se faz cada vez mais importante para os nossos municípios.

Turismo e sua importância
Imagem ilustrativa

O primeiro e bom motivo é a possibilidade de se criar uma diversificação econômica, modificando a estrutura, muitas vezes estagnadas desses locais, levando-as a diminuir sua dependência, quase que exclusiva, da extração de seus recursos naturais de maneira predatória.

Outro ponto importante a ser pensado é a geração de serviços, uma vez que o setor turístico tem potencial para ser um dos principais geradores de empregos diretos e indiretos, proporcionando oportunidades de trabalho para a comunidade local, combatendo, assim, um dos principais problemas que vimos nos últimos anos no país.

O estímulo ao comércio local também vale a pena ser observado, afinal os visitantes gastam dinheiro em restaurantes, lojas de souvenirs e serviços, beneficiando o empresariado de nossas cidades e incentivando o empreendedorismo, em especial dos mais jovens e mulheres.

Algo importante a ser observado é a preservação do patrimônio. A receita obtida através das visitações pode (e deve) ser investida na preservação e restauração de monumentos e edifícios históricos, garantindo heranças culturais para as gerações presentes e futuras.

A promoção da cultura é também algo a ser lembrado, haja vista que ações turísticas valorizam a tradição local, incentivando a realização de festivais, eventos e exposições que destacam a história da cidade, atraindo ainda mais pessoas para a nossa histórica região.

O benefício econômico de setores afins não pode ser esquecido, uma vez que o crescimento turístico impulsiona outras áreas de serviços relacionados, como gastronomia, artesanato e apoio ao próprio turismo, criando mais oportunidades de negócios para nossas cidades.

O desenvolvimento de infraestrutura, um desafio ainda a ser vencido, é mais uma área que pode se beneficiar, haja vista que o aumento de visitantes, frequentemente leva (ou deveria levar) a melhora de estradas e transporte público, o que poderia beneficiar toda a população.

O sucesso do turismo pode também atrair investimentos privados, promovendo o desenvolvimento e diversificação econômica dos municípios e a criação de empregos, sendo uma área importante de ser incentivada pelo poder público.

Mais um ponto que vale ser destacado é o da consciência global, afinal o grande número de visitas, oriundas das mais diversas partes do planeta, aumenta a conscientização nacional e internacional sobre as cidades históricas e sua importância. 

Por último, mas não menos importante, vale destacar a sustentabilidade, pois se o gerenciamento de visitações se der de forma responsável, o turismo pode ser uma fonte de renda também sustentável, promovendo práticas ambientais e culturais conscientes.

Em resumo, o turismo pode desempenhar um papel fundamental como fonte de renda para cidades históricas, proporcionando benefícios dos mais diversos. É uma ferramenta poderosa para preservar o patrimônio, estimular o crescimento econômico local e promover o intercâmbio cultural, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento das cidades históricas.