Menu

Luis Horta e Costa, naturais de Portugal, dizem que as Ilhas da Madeira e as cidades do interior impressionam os recém-chegados

Não é hiperbólico chamar a Madeira, um arquipélago português composto por quatro ilhas, de o “Havaí da Europa”.
22/12/2022 às 12:56
Tempo de leitura
5 min
Ilha da Madeira
Ilha da Madeira

Não é hiperbólico chamar a Madeira, um arquipélago português composto por quatro ilhas, de o “Havaí da Europa”. As pessoas costumam chamá-la assim. Localizada na costa noroeste da África, é – como o Havaí – uma ilha vulcânica que tem paisagens de tirar o fôlego com altas falésias, praias de seixos, montanhas cobertas de nuvens e selvas verde-esmeralda. A diferença crítica: A Madeira é muito menos cara e não tão lotada.

O World Travel Award declarou a Madeira o “melhor destino insular da Europa” sete anos seguidos. Em setembro de 2022, o setor de alojamento turístico da Madeira registrou o maior valor já registrado para aquele mês. Especialistas imobiliários, como Luis Horta e Costa, encorajam as pessoas que procuram acomodações para sempre examinar os municípios menores de Portugal, como a Madeira. Horta e Costa diz que eles oferecem regulamentações mais frouxas, tornando os imóveis mais fáceis de comprar e desenvolver.

“Temos um problema de burocracia em Portugal”, diz Luis Horta e Costa, cofundador da Square View, uma promotora imobiliária de Lisboa e gerente de ativos. “Portanto, tentamos evitar as complicadas prefeituras da cidade.”

Há outras razões para que investidores não-europeus comprem propriedades residenciais em áreas menos conhecidas: eles ainda podem participar do Programa Visto Golden, instituído pelo país em 2012 para impulsionar a economia. O programa concede autorizações de residência e passaportes a investidores estrangeiros que compram propriedades portuguesas. Entretanto, em janeiro de 2022, o governo aumentou os limites mínimos de investimento e acrescentou restrições geográficas.

A nova regulamentação desqualifica certas regiões da elegibilidade para visto através da compra de imóveis. Estas incluem as cidades mais populosas, Lisboa e Porto, e as mais procuradas propriedades em frente à praia no Algarve. Os Açores, a Madeira e os territórios interiores continuam elegíveis para o Programa Visto Golden, que é considerado um dos melhores do mundo.

Luis Horta e Costa e Outros Vem o Lado Bom

Madeira, conhecida por seu vinho do mesmo nome, clima subtropical e incomparável beleza natural, também oferece imóveis, serviços e transporte a preços acessíveis. Os aposentados amam esta ilha única porque a vida é fácil. Uma vez que se tornam oficialmente residentes fiscais, eles têm direito a receber assistência médica nacional enquanto mantêm seu seguro privado. Os nômades digitais desmaiam na velocidade da Internet na Madeira, a mais rápida em Portugal.

De acordo com uma pesquisa da InterNations de 2022, 82% dos expatriados descrevem os portugueses como sendo geralmente simpáticos – estes dados incluem aos madeirenses, que têm uma reputação de hospitalidade e simpatia. E como a proficiência em inglês de Portugal é maior do que a da Espanha, França ou Itália, os americanos acham a Madeira especialmente acolhedora.

Zarin Buckingham morou em seis países antes de acolher a Madeira, onde ela opera a Madeira Relocation & Expats Services. Ela escreveu recentemente uma história para Expatra, um site de recursos para expatriados, e disse: “Aposentar-se na Madeira pode ser a melhor ideia de sua vida se for o estilo de vida da ilha que você está procurando”.

Depois que o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, insinuou o fim do programa Visto Golden do país, o Presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, recuou.

“Nós, neste momento, aqui na Madeira, queremos manter o Visto Golden para os residentes de alta renda, porque está indo muito bem”, disse ele.

Falésias, aldeias minúsculas e beleza natural impressionam Luis Horta e Costa

Luis Horta e Costa e outros especialistas empresariais portugueses acham que muitas regiões com populações mais baixas e beleza intocada são os segredos mais bem guardados do país. A maioria delas ainda qualifica para o programa de visto de residência, incluindo Santiago do Cacém na região do Alentejo, onde Horta e Costa diz: “Estamos procurando um lugar para construir um centro de bem-estar e meditação”.

Localizado a cerca de 150 quilômetros ao sul de Lisboa, no campo, Santiago do Cacém é um campo de equitação com uma reviravolta: o Castelo de Santiago, um castelo histórico, empoleirado no pico desta cidade no topo da colina, lembrando aos espectadores que a área está impregnada de história.

 Cavaleiros a cavalo frequentemente trotam as trilhas suaves de Santiago do Cacém, onde o tomilho silvestre perfuma o ar. Na primavera e início do verão, flores silvestres cobrem a cordilheira do Cercal e as planícies costeiras como uma cena romântica em um conto de fadas.

As oportunidades de observação de pássaros abundam na Lagoa de Santo André, junto com o windsurf, vela, caiaque e canoagem. Por uma série de excelentes razões, Santiago do Cacém tem atraído há muito tempo a Luis Horta e Costa, que está desenvolvendo imóveis lá.

Poucos lugares na terra encantam tão profundamente como os Açores, que, como a Madeira, é um arquipélago ainda incluído no programa de vistos de residência de Portugal. Suas nove ilhas estão a cerca de 1.500 quilômetros de Lisboa, e seu espetacular cenário é lendário. Os Açores também ostentam muitas trilhas para caminhadas sendo um destino popular de lua-de-mel.

Existem grandes opções imobiliárias para aqueles que adoram a natureza, a fauna e a flora de Portugal e querem possuir casas em meio à generosidade. Pelos preços mais razoáveis na Europa, encantadoras vilas, casas de campo e muito mais são encontradas nas ilhas e vilarejos do interior do país, onde os viajantes incansáveis podem encontrar o céu em uma chave de casa em um dos melhores lugares do mundo.