Após reunião com governo de Minas, UFMG decide manter aulas presenciais

Após reunião com o governo do estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu manter as aulas presenciais, apesar da pandemia do novo coronavírus. A instituição cogitava seguir os passos de outras universidades, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a PUC Minas, mas o fato de no estado de Minas Gerais ainda não estar ocorrendo transmissão local da doença  pesou na decisão de continuidade das aulas. Apesar da continuidade momentânea, a possibilidade de paralisação das atividades não foi descartada.

Participaram do encontro a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e a professora Cristina Alvim, assessora da Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, junto do novo secretário-geral do governo de Minas, Mateus Simões, e de outros representantes do governo.

Matrículas

Além das aulas, está mantido o procedimento presencial de registro e matrícula dos candidatos aprovados na quarta chamada do Sisu 2020. As inscrições acontecerão entre hoje (16) e amanhã (17). A UFMG frisou que candidatos impossibilitados de realizar a matrícula por causa do novo coronavírus deverão entrar em contato com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da universidade, pelo e-mail [email protected] ou pelo número (31) 3409-4162. Os candidatos nessa situação deverão apresentar um documento que comprove a necessidade de quarentena. É importante lembrar que a matrícula presencial e a realização do registro online são obrigatórios para garantir a vaga.

Foripes

Apesar da decisão de manter as aulas, acontecerá, na manhã desta segunda-feira (16), o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes), que contará com a presença dos diretores das 20 unidades acadêmicas que compõe a Universidade, onde ouvirão o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus. Tanto a UFMG como as outras universidades mineiras discutirão e definirão seu posicionamento conjunto neste encontro.

Veja também: Universidades de MG se manifestam sobre paralisação das atividades

Deixe seu comentário