Universidade Federal de Uberlândia abre 7.560 vagas em curso gratuito EaD para professores e profissionais da educação sobre mídia e direitos humanos

Por João Paulo Silva
Universidade Federal de Uberlândia abre 7.560 vagas em curso gratuito EaD para professores e profissionais da educação sobre mídia e direitos humanos

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), abriu inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento “Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades”. A formação é oferecida em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e a Universidade de Brasília (UnB).

O curso será realizado na modalidade 100% a distância e assíncrona, com início previsto para 2 de junho de 2025 e término em 31 de janeiro de 2026. As aulas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do CEaD/UFU. As inscrições vão até 12 de maio, com oferta de 7.560 vagas, além de cadastro de reserva.

A carga horária total é de 225 horas, voltada a professores e profissionais da educação básica, além de trabalhadores de outras áreas ligadas à educação. Para se candidatar, é necessário ter graduação ou comprovar vínculo profissional com a educação, além de acesso à internet e disponibilidade semanal de cerca de 8 horas.

Seleção e prioridades

Das vagas oferecidas, 5.400 são destinadas a professores em exercício na educação básica, e 2.160 para outros profissionais da educação. A seleção priorizará candidatos atuantes em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A lista de classificados será publicada até 10 dias após o fim das inscrições.

Objetivo e estrutura do curso

A proposta da formação é preparar educadores como agentes multiplicadores na promoção de direitos humanos e diversidade com base na educação midiática. Entre os temas abordados nas seis unidades do curso estão: fundamentos da educação em direitos humanos, diversidade de gênero e sexualidade, proteção de crianças e adolescentes, exposição docente na mídia e a relação entre aporofobia, racismo e mudanças climáticas.

Ao final, os participantes aprovados (mínimo de 60% de aproveitamento) receberão certificado e acesso vitalício ao conteúdo. Também será desenvolvido material didático com versões multilíngues e acesso gratuito ao público.

Como se inscrever

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Proexc/UFU e acompanhar a divulgação da lista de convocados. A matrícula será efetivada pelos próprios candidatos, mediante envio dos documentos exigidos pela plataforma.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: secretariacdhd@proex.ufu.br.

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS