PUBLICIDADE
Mérito Esportivo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade
PUBLICIDADE

Quem quer aprender sobre inteligência artificial, robótica e programação agora tem uma ótima oportunidade: a Universidade Federal de Goiás (UFG) está oferecendo seis cursos gratuitos pela internet, com certificado e acesso imediato. Os cursos fazem parte de um projeto do AKCIT, o Centro de Tecnologias Imersivas da universidade.

As aulas são no formato autoinstrucional, ou seja, o aluno escolhe quando e onde estudar. Basta ter acesso à internet para aprender no seu tempo, sem pressão. Qualquer pessoa pode se inscrever: estudantes, profissionais, pessoas mudando de carreira, empreendedores e curiosos da tecnologia.

Veja os cursos disponíveis:

  • Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural
  • Introdução ao Python
  • Ferramentas que geram textos com IA
  • Saúde digital
  • Lógica de programação
  • Projetos com robótica criativa

Todos os cursos são online, gratuitos e têm certificado ao final. E o melhor: você pode começar agora mesmo.

O AKCIT é ligado à Embrapii e ao Centro de Inteligência Artificial da UFG. O centro é referência em tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e robótica, criando soluções que ajudam empresas, universidades e serviços públicos.

Além de desenvolver projetos de pesquisa e inovação, o AKCIT também forma profissionais para o futuro do trabalho, com cursos acessíveis e atualizados.

Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost. Em 2026, foi um dos repórteres vencedores do prêmio estadual "Tributação e Justiça Social", promovido pelo Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA).