USP está entre as 50 melhores do mundo em quatro áreas de concentração

0 comment

A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou no dia 29 de junho o Global Ranking of Academic Subjects, que classificou mais de 4 mil universidades em 54 áreas de concentração em Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

A USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em quatro áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (10º lugar), Odontologia (10º), Ciências Agrícolas (23º) e Veterinária (30º).

Em outras duas áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia e Matemática. E, em Ciências Atmosféricas e Ecologia, está no grupo 76-100.

As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira colocação em 31 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias. A Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou, ocupando 14 vezes o primeiro lugar.

O ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.

O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS