Vale aciona nível 1 de emergência para barragem em Mariana

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

No último sábado, dia 9 de maio, a mineradora Vale iniciou o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão, localizada entre Mariana e Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas (MG). Esse nível de protocolo não requer a evacuação da população a jusante da barragem, e, segundo a Vale, o protocolou foi iniciado de forma preventiva, resultante da evolução das práticas de gestão de segurança de barragens da Vale e da necessidade de incrementar o nível de conhecimento das propriedades geotécnicas da estrutura.

A barragem Dicão Leste teve sua Declaração de Condição de Estabilidade positiva emitida em março de 2020. Entretanto, em decorrência desta reavaliação, esta se tornará negativa.

A Vale também informou, em nota, que o acionamento do Nível 1 da barragem Dicão Leste não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no 1T20.

Defesa Civil de Catas Altas se manifesta

A Defesa Civil Municipal de Catas Altas informou, nesta sexta-feira (15) que, ao contrário do que foi divulgado, a barragem Dicão Leste, não está localizada no município de Catas Altas, e sim em Mariana. Contudo, o órgão ressalta que a estrutura está muito próxima da divisa com o distrito do Morro D’Água Quente.

Apesar disso, por ser impactado diretamente, o município da região Entre Serras de Minas solicitou esclarecimentos à empresa sobre o Protocolo de Emergência Nível 1 emitido no dia 8 de maio para a barragem Dicão Leste.

De acordo com o Plano de Ação da barragem, nenhuma ação de evacuação será necessária. Além disso, obras para aumento de segurança da barragem já estão sendo realizadas.

Ainda hoje a Vale publicou uma errata informando que, de fato, a barragem está localizada no município de Mariana, e não em Catas Altas, como havia informado anteriormente.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS