Vale realiza processo de seleção com 450 vagas em Programa de Formação Profissional

Com oportunidades preferenciais para mulheres, programa fomenta a inclusão e capacita profissionais para importantes funções na operação da companhia

por Redação Mais Minas

A partir desta segunda-feira (6) a Vale abre as inscrições para cerca de 450 vagas em seu Programa de Formação Profissional (PFP). As oportunidades estão distribuídas em quatro estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará. O PFP oferece qualificação para o desempenho de atividades operacionais que são primordiais para o negócio da companhia, como maquinista, eletricista e operadores(as) de mina, usina e porto. Além de impulsionar a carreira dos profissionais, o programa estimula a economia das localidades onde a Vale atua, trazendo a comunidade para o mercado de trabalho. As pessoas interessadas em se candidatar ao processo devem se inscrever pelo site www.vale.com/pfp até o dia 23 de maio.

Vale realiza processo de seleção com 450 vagas em Programa de Formação Profissional
Empregada Judylanne Teresa Chaves atua como Operadora de Instalação em São Luís (MA) - Crédito: 9Dstudio

O PFP é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e para participar é preciso ter a partir de 18 anos de idade e formação completa no Ensino Médio Regular ou em Cursos Técnicos de Ensino Médio, de acordo com a vaga. A aprendizagem teórica dura de 4 a 6 meses e a prática ocorre em até 9 meses, nas instalações da Vale.

Helida Bersan, gerente de Aprendizagem Técnica e Programas de Entrada da Vale, destaca que o PFP, além de ampliar oportunidades na mineração, tem como foco promover a diversidade. “O programa reflete a pluralidade da sociedade dentro da Vale e contribui para ampliar a representatividade de mulheres na empresa. Nosso objetivo é oferecer uma porta de entrada, uma qualificação, independentemente de orientação sexual, raça, etnia ou deficiência. Também não há limite de idade para participar. Queremos proporcionar o início de uma carreira para profissionais que estejam dispostos a ajudar a Vale a evoluir cada vez mais, em suas diferentes áreas de negócio”.

Processo seletivo e pré-requisitos

O processo seletivo contará com as seguintes etapas: inscrições, avaliações de conhecimento, dinâmicas online, entrevistas com gestores (as) da Vale, entrega de documentação e exames médicos. A previsão é de que o início da formação aconteça a partir de agosto. O calendário do processo está disponível em www.vale.com/pfp

Benefícios

As pessoas selecionadas receberão remuneração mensal de até R$ 1.937,31 para o cargo Trainee Operacional. Terão direito também à assistência médica, seguro de vida, reembolso creche e pré-escola, benefícios de atividade física (Gympass), acesso ao Apoiar – programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico, vale-refeição ou refeitório no local de atuação (quando aplicável) e vale-alimentação, vale-transporte (quando aplicável) ou transporte no local de atuação, cesta de Natal, dentre outros.

Serviço

  • Programa de Formação Profissional
  • Inscrições de 06/05 a 23/05 em www.vale.com/pfp
  • Cerca de 450 vagas, distribuídas no Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

Fonte: Vale

Leia também: