Menu

Via 040 libera totalmente o tráfego de trecho em obras, em Itabirito

21/12/2018 às 11:31
Tempo de leitura
4 min

A Via 040 liberou o tráfego em duas pistas na altura do km 590, em Itabirito (MG). O local passa por intervenções de engenharia de grande porte nas margens da pista. Entretanto, devido ao avanço da obra, foi possível a liberação total e definitiva do trecho, medida que irá contribuir para maior fluidez nos dias de saída e retorno das festividades.

Operação especial de final de ano

Também nesta semana, as rodovias do grupo Invepar iniciam suas operações especiais de final de ano. A partir de sexta-feira (21/12), é esperado um aumento de 40% no tráfego na Via 040, quando cerca de 1 milhão de veículos devem passar nos 8 dias de maior movimento, considerando as saídas e os retornos do Natal e do Réveillon.
Em virtude do aumento do tráfego e para garantir a fluidez e segurança do trânsito a concessionária irá reforçar o quadro de equipes nas praças de pedágio e na pista.
Nas praças de pedágio a concessionária irá realizar uma campanha de conscientização sobre aspectos da imprudência e do uso de celular. Motoristas que passarem nos pedágios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Barbacena (MG) e Cristalina (GO) vão receber cartilhas informativas sobre esses temas.

Característica do tráfego na saída e retorno do Natal e Réveillon:

Sextas-feiras (21/12 e 28/12) – Tráfego intenso a partir de 16h.
Sábados (22/12 e 29/12) – Tráfego intenso das 7h até as 14h.
Terças-feiras (25/12 e 1/1/19) – Tráfego intenso a partir de 14h até as 21h.
Quartas-feiras (26/12 e 2/1/19) – Tráfego intenso das 7h até as 14h

Condições de tráfego:

Para planejar melhor a viagem, os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040.

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 31 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 35 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Passagem nas pistas automáticas

Para agilizar a passagem nas praças de pedágio, o motorista pode optar pelo pagamento automático, serviço oferecido por empresas credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O uso de tags de pagamento automático permite ao usuário passar pela praça sem necessidade de parar em uma das cabines. Os contatos das empresas podem ser consultados aqui.

Época de chuvas exigem cuidados extras na condução

Nesta época do ano, aumentam as possibilidades de incidência de chuvas em todo o Sudeste e Centro-Oeste, e o motorista que trafega pelas rodovias deve redobrar a atenção na condução. A chuva é um dos principais fatores de risco para a segurança viária, pois ela tende a reduzir inesperadamente a visibilidade, elevando ainda mais os riscos na direção. Ao se deparar com situações de chuvas e pista molhada, os condutores devem reduzir a velocidade e manter distância dos demais veículos.
Além disso, a prevenção é o melhor caminho quando o motorista vai enfrentar condições atípicas. A Via 040 recomenda checar previamente as condições dos pneus, das lanternas, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa e conduzir respeitando os limites de velocidade. Outra recomendação importante durante o período de chuvas é ligar o ar-condicionado do veículo antes que o vidro do para-brisa comece a embaçar e a prejudicar a visibilidade.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:41