Menu

Você sabe o que significa a palavra “energúmeno”?

19/12/2019 às 11:02
Tempo de leitura
2 min

“Era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a 5, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos, tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda. Olha a prova do Pisa, estamos em último lugar no mundo, se eu não me engano, matemática, ciências e português. Acho que um ou dois itens somos os últimos da América do Sul. Vamos esperar o que desse Brasil com esse tipo de educação?”

A declaração acima foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira, 16, ao falar a jornalistas, na frente do Palácio da Alvorada, sobre a não renovação do contrato da TV Escola.

Mas você sabe o que realmente significa a palavra “energúmeno”?

Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, “energúmeno” é uma pessoa que inspira desprezo e falta de confiança. O dicionário também acrescenta os significados vil, boçal e estúpido.

Esse termo já era usado desde os tempos antigo, em sua forma latina “energumĕnus” ou grego “ἐνεργούμενος”, para se referir àqueles que se comportavam ou reagiam de maneira incomum. Seu significado etimológico refere-se ao possuído ou influenciado por um espírito (ou pelo diabo).

À medida que a ciência evoluía, o termo foi deixando de ser associado ao demônio e passou a ser associado àqueles que tinham comportamentos furiosos e agiam de maneira ruim e sem nenhuma educação; embora ainda hoje os dicionários o usem para se referir a alguém demonizado.

Vale lembrar que Paulo Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 – São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro reconhecido internacionalmente e criou o método de educação para adultos que se tornou referência internacional. Ele também é o Patrono da Educação Brasileira.

Leia também: Especial Acordo Ortográfico #3: trema, maiúsculas e minúsculas