19ª CineOP: uma viagem pela história da animação brasileira e os desafios da Inteligência Artificial

Festival celebra Alê Abreu, discute preservação audiovisual e propõe cinema nas escolas

Por Elis Bohrer
0 comment

A cidade de Ouro Preto se prepara para receber a 19ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 19 a 24 de junho de 2024. Este festival único no Brasil destaca o cinema como patrimônio cultural, dedicando-se às temáticas de preservação, história e educação. Com uma programação gratuita e variada, a CineOP promete ser um marco na agenda cultural do país.

19ª CineOP: uma viagem pela história da animação brasileira e os desafios da Inteligência Artificial
Público assiste a filme de abertura da edição de 2023 - Crédito: Leo Lara/Universo Produção

O evento, que acontece na histórica cidade mineira, Patrimônio da Humanidade, oferecerá ao público 153 filmes de sete países e 18 estados brasileiros, além de oficinas, masterclasses internacionais, sessões cine-escola, lançamentos de livros, exposições, performances e shows musicais.

A abertura oficial da CineOP será na noite de 20 de junho, homenageando o cineasta e animador Alê Abreu, cujo longa-metragem “O Menino e o Mundo” foi indicado ao Oscar em 2016 e completa 10 anos este ano. “Investir no saneamento é muito importante, pois estamos falando de saúde e bem-estar da nossa população, além de ser um trabalho pensado para o desenvolvimento sustentável. Esses caminhões também aumentarão a qualidade dos serviços prestados”, destaca o prefeito, Orlando Caldeira.

Ale Abreu é o grande homenageado do evento
Crédito: Leo Lara/Universo Produção

“A CineOP tem se destacado não apenas pelo enfoque conceitual diferenciado de abordar o cinema de maneira ampla em três frentes temáticas – preservação, história e educação, mas também por ser um espaço privilegiado de discussões de políticas públicas para a preservação audiovisual e as conexões entre o cinema e a educação – duas linguagens que se enriquecem mutuamente realizando encontros, incentivando reflexões, provocando discussões, apresentando projetos, iniciativas e filmes instigantes e fortes na relação com o seu tempo e pelo que representam”, relata Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.

Temáticas e Filmes

As curadorias da 19ª CineOP prepararam uma programação extensa e rica. A Temática Histórica, intitulada “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”, explora a trajetória e os desafios da animação brasileira, com curadoria de Cléber Eduardo e Fábio Yamaji. “A animação brasileira é marcada por descontinuidades nas carreiras da grande maioria de seus realizadores e por casos de títulos isolados de alguns; mesmo assim, segue persistente e permanente, sobretudo no curta metragem, seu principal meio expressivo, com uma dimensão estética e cultural considerável”, diz Yamaji.

A Temática Educação, curada por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, propõe o “Plano Nacional de Cinema na Escola: Comunicação, Cultura e Educação”. O objetivo é criar políticas públicas que integrem o audiovisual na educação infantil e fundamental, enriquecendo a experiência pedagógica com novas tecnologias e metodologias.

A Temática Preservação, com curadoria de José Quental e Vivian Malusá, aborda “O Futuro da Preservação Audiovisual Começa no Presente”. O foco será o impacto da inteligência artificial na preservação audiovisual e os desafios da implementação de tecnologias digitais. “Dados da FIAT (Federação de Arquivos de TV e Mídias) mostram que grande parte das televisões ao redor do mundo utilizam algum tipo de inteligência artificial generativa em seus trabalhos cotidianos, e a restauração de filmes também já começa a fazer uso desta tecnologia. E no Brasil, em que estágio estamos?”, questiona Quental.

Programação Completa

Durante seis dias, a CineOP oferecerá ao público mais de 32 sessões de cinema, masterclasses, debates, oficinas, Mostrinha, atrações musicais e muito mais. As exibições acontecerão em dois locais principais: o Cine-Praça, ao ar livre na Praça Tiradentes, e o Cine-Teatro no Centro de Convenções. A programação completa está disponível no site www.cineop.com.br;

O evento também promoverá o 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino, reunindo representantes de diversos ministérios e mais de 120 profissionais em 31 debates e rodas de conversa.

Além das exibições de filmes, debates e masterclasses, a programação cultural do evento conta com o tradicional Cortejo da Arte, que ocorrerá no dia 22 de junho, sábado, às 11h30, com saída da Praça Tiradentes, animando as ruas tricentenárias de Ouro Preto.

Cortejo da 18ª Edição – Crédito: Leo Lara

Mostrinha e Cine-Escola

A Mostrinha de Cinema, aberta a todas as idades, exibirá o filme “Chef Jack” (2023), o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais, em homenagem ao diretor Guilherme Fiúza Zenha. O programa Cine-Escola oferecerá sessões gratuitas para estudantes, criando um espaço de aprendizado e reflexão sobre temas universais e educativos.

Arte por Toda Parte

A programação artística incluirá performances, DJs, shows e a tradicional Festa Junina da CineOP, promovida no domingo, dia 23 de junho. O evento promete agitar as noites de Ouro Preto e celebrar a cultura local.

Serviço

A 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece de 19 a 24 de junho de 2024, com atividades presenciais e online. Para mais informações, acesse www.cineop.com.br.

O evento é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale e patrocínio de Itaú, Aymoré e Cemig/Governo de Minas Gerais. A parceria cultural inclui a Prefeitura de Ouro Preto, a Universidade Federal de Ouro Preto, o Sesc em Minas e o Instituto Universo Cultural. A idealização e realização são da Universo Produção, em colaboração com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais e o Ministério da Cultura/Governo Federal/União e Reconstrução.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS