Menu

20 pratos para uma ceia de Réveillon boa e barata

26/12/2023 às 06:07
Tempo de leitura
19 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O ano novo é uma época de celebrar, agradecer e renovar as esperanças para o futuro. Mas também é uma época de gastar muito dinheiro com presentes, viagens e festas. Se você quer economizar na ceia de réveillon, mas não quer abrir mão do sabor e da variedade, confira estas 20 receitas simples e baratas que vão deixar a sua mesa mais bonita e gostosa.

Entradas

As entradas são importantes para abrir o apetite e dar um toque de cor e frescor à ceia. Veja algumas opções de saladas, petiscos e canapés que são fáceis de fazer e não pesam no bolso.

1. Salada de grão-de-bico com atum

1. Salada de grão-de-bico com atum
1. Salada de grão-de-bico com atum – Imagem ilustrativa

O grão-de-bico é um alimento rico em proteínas, fibras e minerais, que ajuda a dar saciedade e a regular o intestino. Além disso, é muito versátil e combina com vários ingredientes. Nesta salada, ele é misturado com atum, que é uma fonte de ômega-3, um ácido graxo essencial para a saúde do coração e do cérebro. Para dar mais sabor, acrescente cebola roxa, salsinha, azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Você pode servir esta salada fria ou em temperatura ambiente, em uma travessa ou em potinhos individuais.


2. Bruschetta de tomate e manjericão

Bruschetta de tomate e manjericão
Bruschetta de tomate e manjericão – Imagem ilustrativa

A bruschetta é um aperitivo típico da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com algum recheio. A versão mais clássica e simples é a de tomate e manjericão, que leva apenas esses dois ingredientes picados, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino. Você pode usar o pão que preferir, mas o ideal é que seja um pão de casca grossa e miolo macio, como o pão italiano ou o pão francês. Para fazer as bruschettas, basta cortar o pão em fatias, esfregar um dente de alho em cada uma, regar com um fio de azeite e levar ao forno até dourar. Depois, é só cobrir com a mistura de tomate e manjericão e servir.


3. Cestinhas de massa de pastel com salpicão

As cestinhas de massa de pastel são uma forma criativa e divertida de servir o salpicão, uma salada que leva frango desfiado, maionese, cenoura, milho, ervilha, uva passa e outros ingredientes que você quiser. Para fazer as cestinhas, você vai precisar de forminhas de empada, massa de pastel pronta, manteiga e farinha de rosca. Primeiro, unte as forminhas com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Depois, corte a massa de pastel em círculos um pouco maiores do que as forminhas e forre cada uma com a massa, pressionando bem as bordas. Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos, ou até que a massa fique crocante e dourada. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Recheie as cestinhas com o salpicão e decore com salsinha picada.


4. Canapés de queijo e presunto

Os canapés são pequenos sanduíches feitos com pão de forma e recheios variados, que podem ser servidos frios ou quentes. Uma opção simples e saborosa é o canapé de queijo e presunto, que leva apenas esses dois ingredientes, mais manteiga, mostarda e orégano. Para fazer os canapés, corte o pão de forma em quadradinhos e passe manteiga em um dos lados. Em uma assadeira, coloque os quadradinhos de pão com a manteiga para baixo e leve ao forno até dourar. Depois, vire os quadradinhos e coloque uma fatia de queijo e uma de presunto sobre cada um. Leve ao forno novamente até o queijo derreter. Retire do forno, transfira para uma travessa e finalize com um pouco de mostarda e orégano por cima.


Pratos principais

Os pratos principais são o destaque da ceia de réveillon, e devem ser escolhidos de acordo com o seu gosto e o dos seus convidados. Você pode optar por carnes, aves, peixes ou até mesmo pratos vegetarianos. O importante é que sejam bem temperados e suculentos, e que combinem com os acompanhamentos. Veja algumas sugestões de pratos principais que são fáceis de fazer e não custam muito.

5. Pernil assado com batatas

5. Pernil assado com batatas
5. Pernil assado com batatas – Imagem ilustrativa

O pernil é uma carne suína que tem um sabor marcante e uma textura macia, que fica ainda melhor quando assada lentamente no forno. Para fazer um pernil assado com batatas, você vai precisar de um pernil de cerca de 2 kg, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, vinho branco, alecrim, tomilho, louro, cebola, batatas e azeite. Primeiro, faça alguns furos na carne com uma faca e tempere com alho amassado, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Coloque o pernil em uma assadeira, regue com o vinho branco e espalhe as ervas por cima. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, virando a carne na metade do tempo. Depois, retire o papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 3 horas, regando a carne com o caldo da assadeira de vez em quando. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias, mas firmes. Escorra e reserve. Quando o pernil estiver quase pronto, retire do forno, transfira para uma travessa e cubra com papel-alumínio para não ressecar. Na mesma assadeira, coloque as batatas, a cebola cortada em rodelas e um pouco de azeite. Misture bem e leve ao forno por mais 20 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas. Sirva o pernil com as batatas e o molho da assadeira.


6. Frango recheado com farofa

Frango recheado com farofa
Frango recheado com farofa – Imagem ilustrativa

O frango recheado com farofa é uma receita tradicional e deliciosa, que pode ser feita com antecedência e assada na hora de servir. Você vai precisar de um frango inteiro limpo, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, manteiga, cebola, cenoura, salsão, bacon, farinha de mandioca, ovos, salsinha, cebolinha e tomilho. Primeiro, tempere o frango por dentro e por fora com alho amassado, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira. Depois, prepare a farofa: em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola, a cenoura, o salsão e o bacon picados. Junte a farinha de mandioca e mexa bem. Acrescente os ovos cozidos e picados, a salsinha, a cebolinha e o tomilho picados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie o frango com a farofa e feche a cavidade com palitos de dente ou barbante. Coloque o frango em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 1 hora e meia, ou até que a pele fique dourada e crocante. Regue o frango com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando. Sirva o frango recheado com farofa com a farofa restante e uma salada verde.


7. Lombo suíno com molho de laranja

Lombo suíno com molho de laranja
Lombo suíno com molho de laranja – Imagem ilustrativa

O lombo suíno é uma carne macia e saborosa, que fica ainda melhor com um molho de laranja agridoce. Para fazer essa receita, você vai precisar de um lombo de cerca de 1,5 kg, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de laranja, vinagre, açúcar, amido de milho e água. Primeiro, tempere o lombo com alho amassado, sal e pimenta-do-reino. Coloque em uma assadeira, regue com metade do suco de laranja e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 1 hora, ou até que a carne esteja cozida. Depois, retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos. Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela, misture o restante do suco de laranja, o vinagre, o açúcar, o amido de milho e a água. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Sirva o lombo fatiado com o molho de laranja por cima.


8. Bacalhau ao forno com batatas

O bacalhau é um peixe tradicional nas festas de fim de ano, mas também pode ser uma opção econômica se você souber escolher o corte e o modo de preparo. Nesta receita, você vai usar o bacalhau em lascas, que é mais barato e rende mais. Você vai precisar de bacalhau dessalgado, batatas, cebolas, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino, azeitonas pretas, ovos cozidos e salsinha. Primeiro, cozinhe o bacalhau em água fervente por cerca de 10 minutos, ou até que ele se solte em lascas. Escorra e reserve. Depois, cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias, mas firmes. Escorra e corte em rodelas. Em uma frigideira, refogue as cebolas e o alho picados em azeite até dourarem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em um refratário untado com azeite, faça camadas de batata, bacalhau e cebola refogada. Regue com mais azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas. Retire do forno, decore com azeitonas, ovos cozidos e salsinha picada. Sirva quente ou frio.


9. Arroz de forno com frango e queijo

O arroz de forno é uma receita prática e deliciosa, que aproveita as sobras de arroz e de frango cozido ou assado. Você vai precisar de arroz cozido, frango desfiado, creme de leite, requeijão, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e orégano. Primeiro, misture o arroz com o frango, o creme de leite, o requeijão, metade do queijo mussarela, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Coloque em um refratário untado com manteiga e espalhe o restante do queijo mussarela por cima. Polvilhe com o queijo parmesão e o orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e fique gratinado. Sirva em seguida ou guarde na geladeira e reaqueça antes de servir.


10. Lasanha de berinjela com carne moída

Lasanha de berinjela com carne moída
Lasanha de berinjela com carne moída – Imagem: Canva

A lasanha de berinjela com carne moída é uma receita leve e saborosa, que substitui a massa tradicional por fatias de berinjela grelhadas. Você vai precisar de berinjelas, sal, azeite, carne moída, cebola, alho, molho de tomate, queijo mussarela fatiado, queijo parmesão ralado e manjericão. Primeiro, corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e tempere com sal. Em uma frigideira, grelhe as fatias de berinjela dos dois lados com um pouco de azeite, até que fiquem macias e douradas. Reserve. Depois, em outra panela, refogue a carne moída com cebola e alho picados, até que a carne perca a cor rosada. Tempere com sal, pimenta-do-reino e molho de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que o molho encorpe. Em um refratário untado com azeite, faça camadas de berinjela, carne moída e queijo mussarela, terminando com uma camada de berinjela. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo derreta. Retire do forno, decore com folhas de manjericão e sirva.


Acompanhamentos

Os acompanhamentos são essenciais para complementar os pratos principais e dar mais sabor e textura à ceia. Veja algumas opções de arroz, farofa, salada e purê que são simples e baratas de fazer.

11. Arroz com lentilha e cebola caramelizada

O arroz com lentilha e cebola caramelizada é um prato típico da culinária árabe, que também é muito consumido no Brasil na virada do ano, pois acredita-se que a lentilha traz sorte e prosperidade. Para fazer essa receita, você vai precisar de arroz, lentilha, cebola, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Primeiro, cozinhe a lentilha em água fervente com sal até ficar macia, mas sem desmanchar. Escorra e reserve. Depois, cozinhe o arroz em outra panela com água, sal, alho e um fio de azeite, até que fique soltinho. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola cortada em rodelas finas, até que fique bem dourada. Junte o açúcar e o vinagre e deixe caramelizar, mexendo de vez em quando. Misture o arroz com a lentilha e transfira para uma travessa. Cubra com a cebola caramelizada e sirva.


12. Farofa de banana

Farofa de banana
Farofa de banana – Imagem ilustrativa

A farofa de banana é uma receita doce e salgada, que combina muito bem com carnes assadas ou peixes. Você vai precisar de manteiga, cebola, alho, banana, farinha de mandioca, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Primeiro, derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem macios. Depois, junte a banana cortada em rodelas e deixe cozinhar, mexendo delicadamente, até que a banana fique macia e levemente dourada. Junte a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Por fim, salpique a salsinha picada e sirva.


13. Salada de macarrão com atum e maionese

A salada de macarrão com atum e maionese é uma receita prática e refrescante, que pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir. Você vai precisar de macarrão tipo parafuso, atum em lata, maionese, creme de leite, cenoura, milho, ervilha, azeitona, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Primeiro, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Depois, em uma tigela, misture o atum escorrido, a maionese, o creme de leite, a cenoura ralada, o milho, a ervilha, a azeitona picada, o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro-verde picado. Junte o macarrão e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.


14. Purê de batata com queijo

14. Purê de batata com queijo
Purê de batata com queijo – Imagem ilustrativa

O purê de batata com queijo é um acompanhamento cremoso e saboroso, que combina com qualquer tipo de carne. Você vai precisar de batatas, leite, manteiga, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Primeiro, descasque e corte as batatas em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Depois, em uma panela, aqueça o leite e a manteiga e junte as batatas amassadas. Mexa bem até obter uma consistência homogênea. Acrescente os queijos ralados e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Mexa até o queijo derreter e o purê ficar cremoso. Sirva quente ou mantenha aquecido em banho-maria.


15. Arroz com amêndoas e passas

O arroz com amêndoas e passas é uma receita sofisticada e deliciosa, que traz um toque de doce e crocante para a ceia de réveillon. Você vai precisar de arroz, água, caldo de legumes, manteiga, cebola, alho, amêndoas laminadas, uva passa, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Primeiro, toste as amêndoas em uma frigideira seca, mexendo de vez em quando, até que fiquem douradas. Reserve. Depois, em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem macios. Junte o arroz e mexa bem para envolver os grãos na manteiga. Adicione a água, o caldo de legumes, o sal e a pimenta-do-reino e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até que o arroz fique macio e soltinho. Por fim, misture as amêndoas, as passas e a salsinha picada. Sirva em uma travessa ou em potinhos individuais.


16. Farofa de bacon e ovos

16. Farofa de bacon e ovos
Farofa de bacon e ovos – imagem ilustrativa

A farofa de bacon e ovos é uma receita clássica e fácil de fazer, que não pode faltar na ceia de réveillon. Você vai precisar de bacon, manteiga, cebola, alho, ovos, farinha de mandioca, sal, pimenta-do-reino e cebolinha. Primeiro, corte o bacon em cubinhos e frite em uma panela até que fique crocante. Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem dourados. Junte os ovos batidos e mexa bem, até que fiquem cozidos. Junte a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Por fim, salpique a cebolinha picada e o bacon reservado. Sirva quente ou fria.


17. Salada de folhas verdes com frutas secas e queijo

A salada de folhas verdes com frutas secas e queijo é uma receita leve e refrescante, que traz um contraste de sabores e texturas para a ceia de réveillon. Você vai precisar de alface, rúcula, agrião, damasco seco, ameixa seca, queijo branco em cubos, azeite, vinagre balsâmico, mel, sal e pimenta-do-reino. Primeiro, lave e seque as folhas verdes e rasgue-as com as mãos. Coloque em uma saladeira ou em pratos individuais. Depois, corte as frutas secas em pedaços pequenos e espalhe sobre as folhas. Junte o queijo branco em cubos. Em uma tigela, misture o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem com um garfo ou um fouet. Regue a salada com o molho e sirva.


18. Salada de repolho com maçã e iogurte

A salada de repolho com maçã e iogurte é uma receita leve e refrescante, que traz um contraste de sabores e texturas para a ceia de réveillon. Você vai precisar de repolho, maçã, iogurte natural, maionese, mostarda, mel, sal, pimenta-do-reino e nozes. Primeiro, corte o repolho em tiras finas e lave bem. Depois, corte a maçã em cubinhos e regue com um pouco de suco de limão para não escurecer. Em uma tigela, misture o iogurte, a maionese, a mostarda, o mel, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem com um garfo ou um fouet. Junte o repolho e a maçã e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Na hora de servir, salpique as nozes picadas por cima.


19. Purê de abóbora com gengibre

O purê de abóbora com gengibre é um acompanhamento cremoso e saboroso, que combina com carnes assadas ou peixes. Você vai precisar de abóbora, leite, manteiga, gengibre, sal, pimenta-do-reino e cebolinha. Primeiro, descasque e corte a abóbora em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficar macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Depois, em uma panela, aqueça o leite e a manteiga e junte a abóbora amassada. Mexa bem até obter uma consistência homogênea. Acrescente o gengibre ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa até o purê ficar cremoso. Sirva quente ou mantenha aquecido em banho-maria.


20. Arroz doce com leite condensado e canela

Arroz doce com leite condensado e canela
Arroz doce com leite condensado e canela – Imagem ilustrativa

O arroz doce com leite condensado e canela é uma sobremesa tradicional e deliciosa, que pode ser servida quente ou fria. Você vai precisar de arroz, água, leite, leite condensado, canela em pau, canela em pó e cravo. Primeiro, cozinhe o arroz em água com um pouco de sal até ficar macio e secar a água. Depois, junte o leite, o leite condensado, a canela em pau e o cravo e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Retire do fogo, descarte a canela em pau e o cravo e transfira para uma travessa ou para potinhos individuais. Polvilhe com canela em pó e sirva.


Dicas extras: drinks para o Réveillon

Pinã Colada
Pinã Colada – Imagem ilustrativa

Além das receitas de pratos para a ceia de réveillon, você também pode preparar alguns drinks para brindar e celebrar a virada do ano. Veja algumas sugestões que eu encontrei:

  • Forever Blue: um drink azul que simboliza tranquilidade e harmonia. Você vai precisar de vodka, curaçau, limão, açúcar e sprite. Misture a vodka, o curaçau, o limão e o açúcar em uma coqueteleira com gelo. Agite bem e coe para um copo. Complete com sprite e decore com uma rodela de limão1.
  • Peace & Johnnie: um drink branco que representa a paz e a pureza. Você vai precisar de bacardi superior, suco de abacaxi, leite de coco e leite condensado. Bata tudo no liquidificador com gelo e sirva em taças. Decore com coco ralado ou cerejas1.
  • Passione: um drink vermelho que simboliza a paixão e o amor. Você vai precisar de suco de laranja, suco de tangerina e espumante. Misture os sucos em uma jarra e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque em taças e complete com espumante. Decore com fatias de laranja ou tangerina1.
  • Piña colada de maracujá: um drink tropical e refrescante, que combina o sabor do abacaxi com o azedinho do maracujá. Você vai precisar de polpa de maracujá, leite de coco, rum e abacaxi. Bata tudo no liquidificador com gelo e sirva em copos. Decore com folhas de hortelã ou pedaços de abacaxi2.
  • Caipiroska de pitaia: um drink colorido e saboroso, que usa a fruta exótica da pitaia. Você vai precisar de pitaia, açúcar, vodka, suco de limão e gelo. Amasse a pitaia com o açúcar em uma coqueteleira. Adicione a vodka, o suco de limão e o gelo. Agite bem e coe para um copo. Decore com uma fatia de limão ou uma flor comestível2.
  • Batida de goiaba: um drink cremoso e doce, que leva goiaba, leite condensado, vodka e gelo. Bata tudo no liquidificador e sirva em taças. Decore com chantilly ou raspas de chocolate2.
  • Caipirinha de acerola: um drink ácido e refrescante, que leva acerola, açúcar, cachaça e gelo. Amasse a acerola com o açúcar em um copo. Adicione a cachaça e o gelo. Mexa bem e decore com uma rodela de limão ou uma folha de hortelã2.