Menu

Conheça quatro benefícios da farinha integral orgânica para a saúde

28/08/2023 às 12:53
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Segundo consta no dicionário, a palavra ‘integral’ significa inteiro, total. Trazendo essa definição para o mundo dos alimentos, é sinônimo de menos processamento e mais totalidade do que podem oferecer. No caso das farinhas de trigo, por exemplo, as opções integrais orgânicas são as que mais conservam suas características naturais e seus benefícios.  

O processo de moagem dessas farinhas mantém todas as partes do grão, incluindo o germe e o farelo, deixando o produto mais grosso e escuro quando comparado às opções refinadas e, além disso, apresenta menor prazo de validade. Mas, por outro lado, contém uma excelente quantidade de nutrientes e diversos benefícios para a saúde – como o fornecimento de um menor índice glicêmico, que é a capacidade que o alimento tem de elevar a quantidade de açúcar no sangue, o que ajuda, de diferentes formas, no bom funcionamento do organismo. 

E para auxiliar, a farinha Mirella Orgânica, do Grupo Ocrim, separou quatro benefícios que a farinha integral orgânica oferece: 

  • Devido à grande presença de fibras, ela promove a diminuição do colesterol, prevenção da constipação, aumento da saciedade, redução do risco de doenças do coração, redução do risco de diabetes tipo 2, prevenção e tratamento de diverticuloses, e também o tratamento do diabetes tipo 1. O ideal é ingerir entre 25 e 35g de fibras diariamente; 
  • A farinha integral orgânica mantém a maior parte dos nutrientes presentes no grão de trigo, como vitaminas B e minerais essenciais; 
  • Sendo orgânica, esse tipo de farinha geralmente passa por menos processos que as demais opções, o que contribui para um produto final mais saudável; 
  • Por conta da presença de fibras e nutrientes, contribui para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol e na regulação da pressão arterial. 

+

Dica de receita 

Ao escolher a farinha integral orgânica, é importante lembrar que, devido à presença do farelo, a textura e o sabor das preparações podem ser diferentes das feitas com farinha tipo 1 (branca). Mas, com experimentação e adaptação, é possível criar deliciosos pães, bolos e massas saudáveis. 

Pensando nisso, a linha Mirella, que conta com a farinha orgânica tipo 1 e orgânica integral, também separou uma receita de pão caseiro integral, excelente para o consumo no dia a dia. Confira e experimente! 

Ingredientes: 

1 kg de farinha de trigo Mirella Orgânica Integral 
1 colher (sopa) de sal 
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) de margarina 
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco 
2 ½ xícaras (chá) de água 

Modo de preparo: 

Misture a farinha integral e o fermento seco em uma vasilha. Acrescente o açúcar, a margarina e o sal. Adicione aos poucos a água em temperatura ambiente e sove bem até a massa ficar lisa e homogênea. Deixe descansar por uma hora. Divida em pedaços, modele e coloque em uma forma até dobrar de volume. Em seguida, asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 45 minutos. 

Sobre a Ocrim 

Tradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil. 

Sólida, dinâmica e correta com o meio ambiente, tem moinhos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus. A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pelas farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus.

Fonte: Attuale Comunicação