Menu

3 Nomes que podem pintar como técnico do Cruzeiro em 2024

06/12/2023 às 22:29
Tempo de leitura
4 min
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Com a certeza de que o Cruzeiro não corre mais nenhum risco de queda para a Série B, a tranquilidade parece ter voltado a tomar conta da Toca da Raposa. A partida contra o Palmeiras marca o último jogo do comando técnico interino de Paulo Autori e Fernando Seabra. Autori, ao que tudo indica, deve deixar o Cruzeiro, enquanto Seabra deve retornar o seu foco à categoria Sub-20.

Por esse motivo, a SAF de Ronaldo Fenômeno já pode começar a trabalhar em busca de novos nomes para comandar a equipe celeste na temporada 2024. Mas qual o treinador ideal para a Raposa?

No momento, são ventilados 3 possíveis nomes para o comando técnico da equipe: Gabriel Milito, Fernando Gago e Thiago Carpini. O Mais Minas separou este artigo para contar um pouco do estilo de cada técnico e como eles se encaixariam dentro do perfil da equipe, confira:

Gabriel Milito

Aos 43 anos, Gabriel Milito está sem clube desde que deixou o Argentinos Juniors, em agosto de 2023. Após fazer sucesso em sua carreira como atleta profissional, Milito busca repetir a dose na área técnica, apostando em um estilo de jogo que muito agrada a gestão do Cruzeiro, com muita troca de passe, triangulações e mudança de posição dos atletas em momentos distintos da partida.

Milito segue a linha do Jogo de Posição criado por Rinus Michels, no carrossel holandês, e que no futuro foi aprimorado por Johan Cruyff e Pep Guardiola. Vale lembrar que por muito tempo, Gabriel Milito foi atleta de Guardiola no Barcelona. Apesar disso, o técnico sempre rechaçou a ideia de ser um “discípulo” de Pep.

não me considero um discípulo dele como muita gente diz, mas tive o privilégio de ser treinado por ele e ter aprendido bastante. tenho muitos conceitos dele, mas também de cada um que me treinou ao longo da carreira

Gabriel Milito após assumir o Estudiantes, primeirocluve da carreira de treinador, em 2015
Confira uma jogada do Argentino Jrs que simboliza muito bem o estilo de jogo de Gabriel Milito

Fernando Gago

Outro nome que vem ganhando destaque na Toca é o de Fernando Gago. Com um enorme sucesso como jogador, Gago conseguiu realizar um ótimo trabalho como treinador comandando o Racing. Com um estilo de jogo muito propositivo, Gago costuma dar liberdade aos seus jogadores e com um estilo muito parecido com Milito, construindo o jogo desde o campo defensivo, com boas trocas de passe e a constante presença dos volantes para inverter o jogo e se aproximar como opção mais viável de passe em diversos setores do campo.

Desde a sua saída do Racing, Gago não assumiu nenhuma equipe. Recentemente, o treinador foi sondado pelo Boca Juniors.

YouTube video
O Footure, canal especialista em análise tática, decupou diversas partidas do Racing de Fernando Gago para entender como é a metodologia do argentino.

Thiago Carpini

Mais um adepto do Jogo de Posição e que se tornou um dos grandes fenômenos de 2023, Carpini tem um estilo de jogo muito semelhante aos argentinos, mas recentemente vem sendo apelidado como “O novo Fernando Diniz”. Após o sucesso com o Água Santa no Campeonato Paulista, Carpini aceitou a proposta para comandar o Juventude na Série B e foi responsável por uma linda arrancada do Jaconero, tirando a equipe da parte de baixo da tabela, até conquistar o tão sonhado acesso à Série A.

Vale lembrar que, após a saída de Pepa, Carpini foi sondado pelo Cruzeiro mas preferiu dar continuidade ao trabalho com o Juventude.

Retrospecto de Thiago Carpini sob comando do Juventude
YouTube video
Confria a análise tática de Thiago Carpini no Juventude