Nesta quarta-feira (29), Flamengo e Atlético se enfrentam pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com ambas as equipes sonhando com a conquista de mais um título nacional.

De um lado, o vice-líder Flamengo que depende apenas de um tropeço do líder Palmeiras para alcançar a liderança. Do outro, o Galo que mesmo com chances remotas de título, ainda sonha com o tetra graças ao ótimo momento da equipe de Luiz Felipe Scolari.

Mas você sabia que Flamengo x Atlético já duelaram em outras oportunidades em momentos-chave do campeonato? Em todas as ocasiões, após o confronto, a equipe que venceu o clássico conseguiu uma arrancada histórica rumo ao título. Relembre esses momentos:

Libertadores de 81

No confronto que acirrou a rivalidade entre mineiros e cariocas, deu Flamengo. Muito questionado até hoje, por conta das decisões de José Roberto Wright, árbitro da partida, Flamengo e Atlético se enfrentaram em um jogo extra para definir o líder do grupo 03, que além das duas equipes brasileiras, ainda contavam com Cerro Porteño e Olímpia.

Na época, apenas uma equipe se classificava para a fase seguinte e pelo fato das equipes terem a mesma quantidade de pontos, havia a necessidade de um jogo-extra em campo neutro, o Serra Dourada.

A “partida que não terminou” ficou empatada em campo, mas com vitória do Flamengo por W.O, dando a classificação para o rubro-negro. Após a partida, o Flamengo se classificou para a fase semifinal, onde enfrentou Deportivo Cali e Jorge Wilstermann no Grupo A, se classificando para a decisão contra o Cobreloa, do Chile, líder do Grupo B.

Na decisão, o Flamengo venceu o primeiro jogo por 2×1 no Maracanã e perdeu a volta por 1×0 em Santiago. A decisão se deu em uma partida desempate, em Montevidéu, com vitória do Flamengo por 2×0, com 2 gols de Zico.

YouTube video
Relembre o jogo histórico da Libertadores de 1981

Campeonato Brasileiro 2009

Em 2009, o Flamengo proporcionou uma das maiores arrancadas rumo ao título da história do Campeonato Brasileiro. No meio da tabela no primeiro turno, a equipe de Léo Moura, Petkovic e Adriano Imperador se transformou em um time a ser batido no campeonato, e na 34ª do campeonato encontrou o Atlético, que estava também estava no G-4, a 3 pontos do líder São Paulo. Já o Flamengo, figurava a terceira colocação com 57 pontos, 2 atrás do tricolor paulista.

Em termos de briga por título, o cenário era muito parecido com 2023, com ambas as equipes com chances matemáticas de conquistar o troféu.

No Mineirão, em tarde iluminada do Flamengo e com direito a gol olímpico de Petkovic, o rubro-negro venceu por 3×1 e continuou a sonhar com o título nacional, enquanto o Atlético decaiu até ficar de fora do G-4, figurando a sétima colocação ao fim da competição.

YouTube video
Relembre o jogo histórico de 2009

Copa do Brasil 2014

Em uma das conquistas mais marcantes da história do Galo, a equipe comandada por Levir Culpi, embalada pela campanha da Libertadores de 2013 e o lema “Eu Acredito” conquistaram a inédita Copa do Brasil em 2014, diante do Cruzeiro, seu maior rival.

Mas durante a campanha, o Atlético precisou reverter confrontos completamente desfavoráveis para chegar a final contra o Corinthians e Flamengo.

Após eliminar o Timão revertendo um 2×0 na volta nas quartas de final, o Galo encontrou o rubro-negro carioca na semi. Na ida, no Maracanã, o cenário da fase anterior se repetiu.

Com a força da torcida, o campeão da Copa do Brasil de 2013 só não venceu por mais de 2×0 por conta da partida espetacular de Victor, que deu a chance para o Atlético reverter o resultado no Mineirão.

https://youtu.be/ukcgW-yyqsw?si=xGk2X5Cah3vZVivc
Confira como foi a partida de ida da semifinal de 2014

Na volta, logo nos minutos iniciais Éverton abriu o placar para o Flamengo e complicou ainda mais a vida do Galo. Assim como na ida, a massa atleticana foi fundamental para ajudar a equipe a reverter o resultado.

Ainda na primeira etapa, Leonardo Silva marcou o gol de empate. Na segunda etapa Maicosuel, Dátolo e com “requintes de crueldade”, Luan marcou o gol que decretou a classificação alvinegra para a decisão.

https://youtu.be/FNViSH_tEjo?si=tCbzrJDzq6l5Nb0I
Relembre a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil 2014

Jogo decisivo

O confronto de hoje (29), no Maracanã promete ser mais uma partida decisiva na história das duas equipes. A partida acontece às 19:30 e pode definir os rumos do campeonato.

Tem algum favorito no confronto? O Mais Minas acompanha todos os detalhes do duelo e traz a cobertura completa da reta final de um dos campeonatos mais emocionantes da história.

COMENTÁRIOS
Share.

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.