Menu

3 vezes em que Flamengo x Atlético foram decisivos em campanhas vitoriosas

Relembre momentos históricos que foram fundamentais nas conquistas de Flamengo e Atlético
29/11/2023 às 17:58
Tempo de leitura
5 min
Flamengo e Atlético fizeram um jogo histórico em 2009. Foto: Bruno Cantini / CAM / Flickr
Flamengo e Atlético fizeram um jogo histórico em 2009. Foto: Bruno Cantini / CAM / Flickr

Nesta quarta-feira (29), Flamengo e Atlético se enfrentam pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com ambas as equipes sonhando com a conquista de mais um título nacional.

De um lado, o vice-líder Flamengo que depende apenas de um tropeço do líder Palmeiras para alcançar a liderança. Do outro, o Galo que mesmo com chances remotas de título, ainda sonha com o tetra graças ao ótimo momento da equipe de Luiz Felipe Scolari.

Mas você sabia que Flamengo x Atlético já duelaram em outras oportunidades em momentos-chave do campeonato? Em todas as ocasiões, após o confronto, a equipe que venceu o clássico conseguiu uma arrancada histórica rumo ao título. Relembre esses momentos:

Libertadores de 81

No confronto que acirrou a rivalidade entre mineiros e cariocas, deu Flamengo. Muito questionado até hoje, por conta das decisões de José Roberto Wright, árbitro da partida, Flamengo e Atlético se enfrentaram em um jogo extra para definir o líder do grupo 03, que além das duas equipes brasileiras, ainda contavam com Cerro Porteño e Olímpia.

Na época, apenas uma equipe se classificava para a fase seguinte e pelo fato das equipes terem a mesma quantidade de pontos, havia a necessidade de um jogo-extra em campo neutro, o Serra Dourada.

A “partida que não terminou” ficou empatada em campo, mas com vitória do Flamengo por W.O, dando a classificação para o rubro-negro. Após a partida, o Flamengo se classificou para a fase semifinal, onde enfrentou Deportivo Cali e Jorge Wilstermann no Grupo A, se classificando para a decisão contra o Cobreloa, do Chile, líder do Grupo B.

Na decisão, o Flamengo venceu o primeiro jogo por 2×1 no Maracanã e perdeu a volta por 1×0 em Santiago. A decisão se deu em uma partida desempate, em Montevidéu, com vitória do Flamengo por 2×0, com 2 gols de Zico.

YouTube video
Relembre o jogo histórico da Libertadores de 1981

Campeonato Brasileiro 2009

Em 2009, o Flamengo proporcionou uma das maiores arrancadas rumo ao título da história do Campeonato Brasileiro. No meio da tabela no primeiro turno, a equipe de Léo Moura, Petkovic e Adriano Imperador se transformou em um time a ser batido no campeonato, e na 34ª do campeonato encontrou o Atlético, que estava também estava no G-4, a 3 pontos do líder São Paulo. Já o Flamengo, figurava a terceira colocação com 57 pontos, 2 atrás do tricolor paulista.

Em termos de briga por título, o cenário era muito parecido com 2023, com ambas as equipes com chances matemáticas de conquistar o troféu.

No Mineirão, em tarde iluminada do Flamengo e com direito a gol olímpico de Petkovic, o rubro-negro venceu por 3×1 e continuou a sonhar com o título nacional, enquanto o Atlético decaiu até ficar de fora do G-4, figurando a sétima colocação ao fim da competição.

YouTube video
Relembre o jogo histórico de 2009

Copa do Brasil 2014

Em uma das conquistas mais marcantes da história do Galo, a equipe comandada por Levir Culpi, embalada pela campanha da Libertadores de 2013 e o lema “Eu Acredito” conquistaram a inédita Copa do Brasil em 2014, diante do Cruzeiro, seu maior rival.

Mas durante a campanha, o Atlético precisou reverter confrontos completamente desfavoráveis para chegar a final contra o Corinthians e Flamengo.

Após eliminar o Timão revertendo um 2×0 na volta nas quartas de final, o Galo encontrou o rubro-negro carioca na semi. Na ida, no Maracanã, o cenário da fase anterior se repetiu.

Com a força da torcida, o campeão da Copa do Brasil de 2013 só não venceu por mais de 2×0 por conta da partida espetacular de Victor, que deu a chance para o Atlético reverter o resultado no Mineirão.

YouTube video
Confira como foi a partida de ida da semifinal de 2014

Na volta, logo nos minutos iniciais Éverton abriu o placar para o Flamengo e complicou ainda mais a vida do Galo. Assim como na ida, a massa atleticana foi fundamental para ajudar a equipe a reverter o resultado.

Ainda na primeira etapa, Leonardo Silva marcou o gol de empate. Na segunda etapa Maicosuel, Dátolo e com “requintes de crueldade”, Luan marcou o gol que decretou a classificação alvinegra para a decisão.

YouTube video
Relembre a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil 2014

Jogo decisivo

O confronto de hoje (29), no Maracanã promete ser mais uma partida decisiva na história das duas equipes. A partida acontece às 19:30 e pode definir os rumos do campeonato.

Tem algum favorito no confronto? O Mais Minas acompanha todos os detalhes do duelo e traz a cobertura completa da reta final de um dos campeonatos mais emocionantes da história.

Última atualização em 29/11/2023 às 18:58