O mergulho no mundo das séries para fugir da realidade buscando distração e entretenimento é algo cada vez mais comum nos dias atuais. No entanto, por mais que gostemos de mergulhar nesse mundo de ficção, o que não tomamos conta é que muitas séries são inspiradas em fatos reais.
Diversos roteiros têm como pano de fundo personagens que realmente existiram e que tiveram trajetórias chocantes, inspiradoras, repletas de realizações importantes. Outros, simplesmente, são frutos de adaptações de histórias reais ou muito antigas.
Confira a seguir algumas séries baseadas em histórias reais que, provavelmente, você não sabia!
Stranger Things
Stranger Things é baseada em uma experiência ocorrida em Moutauk, onde, durante a segunda guerra mundial, o exército americano procurava por portais extradimensionais.
Na série, algo diferente envolve a cidade de Hawkins, em Indiana, nos Estados Unidos, quando um garoto de 12 anos desaparece misteriosamente. A família e a polícia procuram respostas, enquanto os amigos do garoto iniciam suas próprias investigações, o que os leva a descoberta de um mistério que envolve forças sobrenaturais e uma garotinha “estranha”.
Black Mirror
Alguns episódios de Black Mirror foram baseados em fatos reais. Nesses episódios, duas tecnologias reais e atuais serviram como base para a criação de suas histórias, são eles: o Tinder e um sistema criado pelo governo chinês que avalia as pessoas de acordo com seu comportamento.
A série é centrada em temas obscuros ou satíricos que promovem a reflexão sobre a sociedade moderna, especialmente a respeito de algumas possíveis consequências das novas tecnologias. Os episódios são compostos por histórias diferentes autônomas.
The Crown
A série consiste em uma história biográfica sobre o reinando de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. O drama acompanha as desventuras políticas e o casamento da rainha ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20. Muito do que acontece na história é baseado em fatos reais, no então, grande parte da vida privada da monarca retratada na série pode ser considerada ficção, uma vez que o que acontece entre as paredes do Palácio de Buckingham poucas vezes é revelado a público.
Orange Is The New Black
A série é baseada em Orange Is The New Black: My Year in a Women’s Prison, livro escrito por Piper Kerman, sobre suas experiencias na FCI Danbury, uma prisão federal de segurança mínima nos Estados Unidos.
A adaptação acompanha a história de Piper Chapman em sua estadia de 15 meses na prisão , devido a condenação de um crime que havia cometido anos atrás, influenciada por sua ex-namorada, Alex Vause.
Manhunt: Unabomber
A série narra a história verdadeira de Theodore Kaczynski, um terrorista norte americano responsável por deixar três mortos e 23 feridos após enviar pacotes explosivos pelo correio entre 1978 e 1995. Com inteligência acima da média, Ted atacou pesquisadores, professores e executivos. As vitimas eram escolhidas de acordo com seus perfis ideológicos.
A maior parte dos fatos exibidos na série está correta, no então, os encontros e os diálogos entre o policial Fitz e o terrorista (Unabomber), nunca aconteceram na vida real.
Conhece outra série baseada em fatos reais? Comente!