Menu

7 incríveis alimentos que agem como anti-inflamatórios

30/05/2019 às 10:00
Tempo de leitura
3 min

O fato da má alimentação estar associada à maior vulnerabilidade do corpo todos já sabem. O que se descobriu agora é que a alta ingestão de alimentos inflamatórios também está relacionada com maiores chances de desenvolver depressão. É isso o que aponta um estudo da Universidade de Manchester.

Além disso, a inflamação pode gerar inchaço, vermelhidão, aumento da glicemia e do colesterol ruim e acúmulo de gorduras nas artérias. Mas nem tudo está perdido. Ao mesmo tempo que há alimentos que são “vilões” da saúde — e devem ser diminuídos ou até evitados — como carnes vermelhas, doces e frituras, existem opções saudáveis que ajudam a evitar a inflamação.

Alimentos anti-inflamatórios para começar a consumir já:

Frutas cítricas

Ricas em água, as frutas cítricas como laranja e mexerica, ajudam a hidratar o corpo, além de ter repor os minerais. Todas as partes dessas frutas combatem a inflamação, desde a casca até o suco. Portanto, não deixe de aproveitar nada!

Peixes

Os peixes são fontes de ômega-3, substância extremamente importante para o sistema nervoso. No ômega-3, encontram-se ainda ácidos que possuem propriedade anti-inflamatória. Desse modo, consumir salmão, sardinha e outros peixes é excelente para proteger a memória, o bem-estar e evitar uma série de doenças.

Leite dourado

Popularizado nos últimos anos, o leite dourado é um grande aliado contra a inflamação. A bebida, que é feita com ingredientes como cúrcuma, mel, açafrão e canela, surgiu na medicina milenar indiana, mas ganhou destaque recentemente por também ajudar a emagrecer. De acordo com a Q48, principal fabricante desse superalimento do país, o segredo da propriedade anti-inflamatória do leite dourado está na curcumina, presente na cúrcuma. Há diversos estudos provando que essa substância é muito importante para a saúde, incluindo a prevenção de câncer e diabetes.

Azeite

Por ser rico em polifenóis, o azeite possui benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes. Apesar de ser uma gordura, ela é monoinsaturada, o que ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom) e, consequentemente, diminuir o LDL (colesterol ruim) do sangue.

Abacate

O abacate possui uma substância chamada beta-sitosterol que age como anti-inflamatório. Além de ajudar o organismo a desempenhar melhor as funções, o alimento previne rugas precoces, permitindo ainda que a pele fique mais bonita por ter vitamina A e E. Outra vantagem do abacate é a sua versatilidade de combinações, que permite consumi-lo em pratos doces e salgados.

Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que possui sulforafano, uma substância que diminui a inflamação e a desintoxicação do fígado. Porém, esse componente só é liberado durante o cozimento leve — cozinhar demais faz com que o alimento perca grande parte da sua propriedade anti-inflamatória.

Alho

Fundamental para temperar inúmeros tipos de alimentos, o alho é um dos maiores anti-inflamatórios que existe. Esse alimento também é conhecido por ajudar a evitar gripes, gastroenterites e outros problemas de saúde.

COMENTÁRIOS