Em 2020 tivemos uma mudança atípica em nossa rotina.
Com o isolamento social, fomos obrigados a reduzir nossas atividades diárias, e com a prática de exercícios físicos não foi diferente.
Com as academias e clubes fechados, tivemos que adaptar nossos treinamentos, aumentando a prática de atividades em casa e ao ar livre.
Inúmeros questionamentos são feitos em relação a eficácia dessa metodologia, principalmente pela falta dos equipamentos e de sobrecargas nos exercícios.
Entretanto, o interessante é que dentro da montagem de um treino, devemos estar atentos ao controle de todas as variáveis e não apenas da carga.
Pensando nisso, preparei algumas dicas importantes para potencializar seus treinos em casa, confira: + Sedentarismo: Confira os principais passos para abandonar esse hábito Sobrecarga Sabemos que as cargas utilizadas em ambientes como academias, clubes e estúdios, são importantes e contribuem para os nossos resultados, porém sem esse recurso, utilizar o próprio peso corporal em alguns exercícios já será o suficiente para um bom desempenho.
A dica é que você utilize variações de exercícios tradicionais.
Uma estratégia simples para aumentar a intensidade do seu treino, é a execução de movimentos unilaterais.
Número de repetições e séries Não se apegue as repetições fixas, afinal, o tempo que a sua musculatura fica sob tensão é mais importante.
Para o ajuste da intensidade você poderá controlar pelo tempo de execução, por exemplo: utilize de 8 a 12 ou de 15 a 20 repetições, entre outras.
Quanto ao número de séries, você poderá fazer um aumento caso haja necessidade de elevar o seu volume de treino total. + Exercício físico pós-quarentena: confira os principais cuidados Tempo de intervalo O tempo de intervalo corresponde ao descanso entre as séries e entre exercícios.
O tempo de descanso vai depender do seu objetivo, mas uma maneira simples de usar essa variável a seu favor em seus treinos em casa é reduzindo esses intervalos.
Dessa forma, diminuímos nossa capacidade de recuperação e aumentamos nossa percepção de esforço.
Métodos de treinamento Outra variável fundamental são as metodologias implementadas em sua rotina.
Quando aplicamos diferentes métodos, alteramos a intensidade e volume de nossos treinos, para cada objetivo podemos usar uma estratégia diferente.
Um exemplo, se você deseja aumentar a sua percepção de esforço, um exercício que você julga estar fácil, pode ser combinado com um outro para a mesma musculatura sem intervalo entre eles.
Exercícios Aeróbicos A utilização dos exercícios aeróbicos pode ser uma excelente estratégia.
Quando bem inserida na sua rotina e com o adequado controle de volume, auxilia no aumento do gasto calórico e redução de gordura corporal.
Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, e ainda favorecer o seu processo de manutenção e ganhos de massa muscular.
Um professor de educação física habilitado é a principal indicação para esse processo, com uma rotina bem organizada e controlada seus resultados serão positivos e constantes.