Museus do Oratório, em Ouro Preto, e Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, estavam fechados desde o mês passado, por falta de patrocínio.
Como resultado, o Instituto Itaú Cultural, firmou compromisso, em maio, com o Instituto Flávio Gutierrez, mantenedora dos espaços, com um patrocínio de R$800 mil para as instituições.
Dessa forma, o museu de Sant’Ana foi reaberto no último dia 6.
Enquanto, a reabertura do museu em Ouro Preto acontece nesta segunda-feira (1).
O Instituto Itaú Cultural convocou uma reunião para a próxima quarta-feira (3), afim de apresentar os detalhes dos investimentos.
Como resultado da conquista, em maio deste ano, a presidente do Instituto, Ângela Gutierrez, comemorou. “Estamos comemorando, agradecendo ao Itaú Cultural.
Vai ser uma maravilha porque com meses e meses garantidos a gente tem condição de continuar na luta, na batalha para que Minas Gerais entenda e nos ajude”.
Os valores totais a serem pagos visam manter o funcionamento dos locais até dezembro.
Com isso, o Instituto Flávio Gutierrez segue buscando patrocínios e apoios.
Porque a manutenção dos museus é feita com verbas de leis públicas de incentivo à cultura.
No entanto, a atual situação financeira de Minas Gerais resulta na busca de apoio através de iniciativas privadas.
Saiba mais.