Museu do Oratório, em Ouro Preto, será fechado por falta de verbas

Publicado: última atualização em 0 comment

A página do Museu do Oratório no Facebook informou na manhã desta sexta-feira (03) que o espaço será fechado provisoriamente por falta de verba de custeio da manutenção do mesmo. Além do acervo ouro-pretano, o Museu de Sant’ana, localizado na cidade de Tiradentes, também será fechado.

Segundo o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, responsável pelos museus, as equipes de ambos os espaços receberão férias coletivas entre os dias 06/05 e 05/06/2019. Enquanto isso a entidade aguardará a captação de recursos para a manutenção dos acervos. Portanto, neste período as instituições permaneceram fechadas.

O Mais Minas já havia produzido, em janeiro deste ano, uma matéria onde a presidente do Instituto Cultural Flávia Gutierrez falava das dificuldades de manutenção dos museus e que estes provavelmente fechariam as portas no decorrer do ano.

Museu do Oratório

O Museu do Oratório foi inaugurado em 1998 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, no prédio setecentista pertencente à Venerável Ordem Terceira do Carmo, que foi totalmente restaurado e adequado para abrigar o Museu.

Apresenta uma magnífica coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS