Menu

A prática japonesa do Banho de Floresta

27/10/2019 às 15:34
Tempo de leitura
4 min

Há um mês resolvemos alugar uma casinha pelo Airbnb no meio do mato na cidade de Brumadinho, a 50 minutos de Belo Horizonte, para realizar uma prática da qual muito gostamos: o “Banho de Floresta”. Postei nos stories do Instagram uma foto onde estou na prática e perguntei se os leitores conheciam – 79% respondeu que nunca ouviu falar.

A prática japonesa do Banho de Floresta

Nossa morada pelo AIRBNB em Brumadinho, Região Metropolitana de BH – Crédito da foto:
Vanessa Barreto

A prática é bem simples e consiste em passar algum tempo em contato com a natureza, no mato. Eu gosto de aproveitar estes momentos para praticar Atenção Plena. Respiro de modo consciente, fico em silêncio e escuto os sons da floresta. Quando possível, caminho lentamente e descalça, sentindo o contato da terra com os meus pés.

No Japão a prática é reconhecida pelo Sistema Público de Saúde. Estudos apontam que ambientes florestais promovem menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão arterial, maior atividade do nervo parassimpático e do nervo inferior simpático em comparação com os parâmetros coletados em ambientes da cidade.

A prática japonesa do Banho de Floresta

Mata perto da casa – Crédito da foto: Vanessa Barreto

A gente sabe o quanto o ambiente urbano e sua velocidade exigem dos nossos corpos e cérebro. Gostamos de viajar e conhecer novos lugares e culturas, mas às vezes fazemos algumas viagens assim, pro mato, só pra ficar quietinhos e tomando Banho de Floresta. São pausas necessárias, ao menos para nós.

Como alguns leitores mais atentos já sabem, sou Psicóloga e gosto muito de temas ligados à Saúde Mental e Emocional. Estudo Meditação Mindfulness e gosto muito de aliar a temática viagem – que considero um poderoso tratamento, ainda vou escrever sobre – com a minha profissão.

Viagem

Me preparando para o início: o celular não faz parte e fica desligado – Crédito da foto:
Vanessa Barreto

Se você nunca tentou, não deixe de experimentar na próxima oportunidade que tiver perto da natureza. É uma experiência revigorante.

Vez por outra devo escrever mais aqui sobre Viagens e Saúde Emocional – eu realmente enxergo no ato de viajar um imenso poder curativo e restaurador.

Leia mais sobre o Banho de Floresta.

Saiba mais sobre Atenção Plena/ Mindfluness.

Sobre a prática de Aterramento.

A prática japonesa do Banho de Floresta

Aterramento, uma das práticas de mindfulness: quando dá pra fazer na terra de
verdade, melhor ainda – Crédito da foto: Vanessa Barreto

Atualização: um dia após a publicação deste post, o Canal Meio trouxe a seguinte notícia:

“Sons suaves da floresta, como o canto dos pássaros e o vento batendo nas folhas das árvores, são mais relaxantes do que as gravações de meditação, afirma um novo estudo. Os pesquisadores expuseram os participantes a três trilhas sonoras – uma floresta, uma sessão de meditação e um profundo silêncio. Quando solicitados a ouvir os sons da floresta por um minuto, as pessoas se sentiram 30% mais relaxadas e o estresse e a ansiedade diminuíram. Não houve mudança no nível de relaxamento nas outras duas situações. O National Trust encomendou a pesquisa como parte de um esforço para levar mais pessoas a ambientes naturais. Segundo a organização, os 3,19 milhões de hectares de floresta do Reino Unido fornecem um dos lugares mais acessíveis para as pessoas relaxarem. Um quinto das pessoas nunca visita a floresta, diz o documento. Patrick Begg, diretor de atividades ao ar livre e de recursos naturais, disse: “Às vezes, uma simples caminhada, onde você está cercado pelo eco de pássaros é o remédio perfeito para reduzir o estresse”.

Viagem

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Lindo demais, né? Bora pra floresta! <3

Veja também: Saiba como é se hospedar no Santuário do Caraça

 

COMENTÁRIOS