Acendimento da árvore de 22 metros marca abertura das festividades do Natal de Ouro Preto

Evento promete aquecer o turismo e organizadores esperam atrair 90 mil visitantes à cidade histórica até 6 de janeiro de 2025

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e siga-nos no Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Quem busca viajar para Ouro Preto nesta época do ano encontrará a cidade histórica decorada para o Natal, pois a Prefeitura da cidade inaugurou neste sábado, 23, a decoração na Praça Tiradentes. Com patrocínio da Cemig, o Natal de Ouro Preto conta com atrações artísticas com mais de um milhão de pontos de luz distribuídos juntamente com a árvore de Natal de 22 metros de altura em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes.

A decoração deste ano teve como objetivo valorizar as janelas e sacadas de Ouro Preto, explica Flávio Malta, secretário de Turismo e Cultura. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e por isso nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na praça Tiradentes há uma gigante árvore de Natal com 22 metros para simbolizar que Ouro Preto é sim um dos mais importantes destinos de Natal”, afirma Malta, que explica que a previsão é de 90 mil turistas até o dia 6 de janeiro de 2025.

Na solenidade, o prefeito Angelo Oswaldo, lembrou o sentido cristão do natal. “Essa linda árvore de Natal na praça Tiradentes com uma iluminação muito bonita harmonizada com a grandiosidade da Praça Tiradentes. Esse cenário já é um espetáculo em si e agora, com essas luzes, fica mais bonito ainda, para acender em todos os corações um espírito de Natal, de paz, fraternidade, justiça e alegria do Renascimento de Cristo na alma de cada um de todos nós”, comenta Angelo.

PUBLICIDADE

Acendimento da árvore de 22 metros marca abertura das festividades do Natal de Ouro Preto
Angelo Oswaldo – Crédito: Ane Souz

Além das luzes no centro histórico, que vão da Praça Tiradentes, percorrendo a Rua Conde de Bobadela, Rua São José e Rua Cláudio Manoel, a gestão municipal também está decorando a Bauxita. A Praça Vereador Jorge Pedrosa (Praça da Bauxita) vai receber uma árvore de 10 metros de altura e a Rua João Pedro da Silva receberá iluminação especial. Segundo a vice-prefeita Regina Braga, a ideia é levar o espírito natalino para cada vez mais localidades. “Nossa intenção, a cada ano, é chegar ao máximo de bairros e distritos. Este ano temos o apoio da Bauxita, e esperamos, nos próximos anos, alcançar outras áreas de Ouro Preto”.

Sob o brilho da Energia da Cultura, a cidade resplandece com suas construções históricas e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas. “Para a Cemig é um orgulho patrocinar o Natal de Ouro Preto. A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas, só no ano passado foram mais de R$ 90 milhões investidos em cultura, em 180 projetos. A gente está muito feliz, o Natal está lindo, Ouro Preto está maravilhosa. A gente fica muito feliz em deixar essa cidade ainda mais linda”, concluiu o gerente de Marketing e Comunicação da Cemig, Lucas Souto.

Para o coordenador do evento, Gilson Martins, da Holofote Cultural, diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história com o belíssimo cenário. “Ouro Preto é patrimônio mundial cultural e, por isso, precisa ter um carinho especial em combinar a iluminação natalina com o cenário histórico”, ressalta. 

A programação do evento mistura cultura e fé, sendo integrante do Natal da Mineiridade, com tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade e cortejos natalinos. “Temos atrações na Casa da Ópera, atrações nas ruas, cortejos lindíssimos e atrações nas igrejas. Ouro Preto se estabelece como um dos principais destinos turísticos quando o assunto é natal no Brasil”, complementa Flávio Malta.

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Programação completa no site: nataldeouropreto.com.br/programacao

Gilson Fernandes Antunes Martins
Jornalista e Relações Públicas

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS