Já são dois meses de temporada 2022 e, entre estaduais, fases preliminares da Copa do Brasil e Libertadores, Supercopa e Recopa Sul-Americana. Até o momento, o Atlético tem o terceiro melhor aproveitamento entre os clubes que vão disputar o Brasileirão neste ano. O Galo fez 11 jogos, tem oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Marcou 21 gols e sofreu sete. O Alvinegro, portanto tem um rendimento de 78,78%, ficando atrás apenas do Fluminense, que tem 88%, e Cuiabá, com 80,5%.
Logo abaixo do Atlético está o Palmeiras, um dos principais concorrentes aos títulos das principais competições da temporada, com 76,9% de aproveitamento em 2022. A terceira potência na concorrência pelos títulos nacionais e internacionais, Flamengo, é apenas o sétimo em aproveitamento na temporada, com 75%. Goiás (76,9%) e Fortaleza (75,75%) separam o clube carioca dos outros dois clubes protagonistas do futebol brasileiro nos últimos dois anos.
Entre Atlético, Palmeiras e Flamengo, o clube mineiro é o que tem menos jogos, 11, sendo 10 do Campeonato Mineiro e um pela Supercopa do Brasil, disputado contra o rubro-negro carioca e vencido nos pênaltis. O Palmeiras é o único com 13 jogos, pois disputou e venceu a Recopa Sul-Americana.
Faltando pouco menos de um mês para o início do Campeonato Brasileiro, Atlético e Flamengo ainda não se acertaram na temporada, ambos tendo treinadores estrangeiros em início de trabalho e encontrando a melhor forma de jogar. Já o Palmeiras está com o mesmo treinador das últimas duas temporadas, que levantou a taça da Libertadores duas vezes seguidas.
Campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil no ano passado, o Atlético se reforçou e chega para a temporada 2022 mais forte, em busca dos quatro títulos que disputará neste ano. Em 2021, o Galo caiu apenas na Libertadores, empatando dois jogos nas semifinais e sendo desclassificado pelo Palmeiras por critério de gol fora de casa, que a partir desta edição não será mais levado em consideração.
A estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro é contra o Internacional, no Mineirão, no dia 10 de abril.
América
O outro clube mineiro, América tem o quarto pior aproveitamento na temporada envolvendo os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro. Eliminado precocemente no Estadual e disputando a pré-Libertadores de forma inédita, o Coelho tem apenas 46,15% de rendimento em 2022, sendo cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, em 13 jogos.