Já não bastasse o medo e apreensão causados pelo iminente rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco, a população de Barão de Cocais vem passando por mais um transtorno. Algumas das agências bancárias da cidade tem fechado as portas nos últimos dias. Na quarta-feira (22), Itaú e Caixa não funcionaram. Ontem (23), foi a vez do Bradesco não abrir as portas.
O fechamento das agências se deve ao temor pelo rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco. Segundo documento produzido pela Vale e divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais, ruptura poderia acontecer até amanhã (25).
Na porta da agência do Bradesco constava um aviso instruindo às pessoas a irem para a cidade vizinha, Santa Bárbara, que fica a 13 quilômetros de Barão de Cocais. O pedido revoltou a população que protestou nas redes sociais.
Ação no Ministério Público
O prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV), prometeu em entrevista concedida ao Diário de Barão que irá acionar o ministério público pelo que considera ser uma falta de respeito com os cidadãos.
“Vou entrar em contato com o Ministério Público para ver se a gente consegue reverter isso. Porque, realmente uma cidade onde as agência bancárias estão pensando em fechar, nem que seja temporariamente, isso vai causar um caos na cidade”, afirmou Décio.
Veja a entrevista concedida ao diário de Barão, na íntegra, abaixo:
As agência dos Correios também foram fechadas na cidade.
Redes sociais
Nas redes sociais a população tem reclamado do fechamento dos serviços.
Em Barão de Cocais o @itau simplesmente fechou as portas da agência alegando possível rompimento da barragem deixando a população na mão
— Douglas Adão (@douglasadao1) May 24, 2019
Moradores doentes, bancos fechados e desamparo: Barão de Cocais vive o caos,
Cidade cenário de desânimo, estresse e medo por possível risco de rompimento de barragemhttps://t.co/YKxGjLE8Pq— Rodrigo Elpidio ?? (@rodrigoelpidio) May 24, 2019
E o governo e justiça com se nada estivesse https://t.co/3s58TZfyTl desumanidade sem fim, é inacreditável até quando esta Vale vai continuar destruído.@jorgenapolitica
Moradores doentes, bancos fechados e desamparo: Barão de Cocais vive o caos https://t.co/8jguCoKCLf via @otempo— JorgeSilva (@jorgedesignerbr) May 24, 2019
No Facebook, a medida tomada pelos bancos dividiu opiniões.
L.O. comentou em notícia sobre o fechamento dos bancos: “Correr risco c agência cheia de pessoas até aquela porta girar pra td mundo já foi td pra lama abaixo ,pensar por este lado n estão errados”, afirmou.
Já L.S.M.L. criticou a medida: “Absurdo isso! Não ter dinheiro em caixa eletrônico. Temos que ir a Santa Bárbara para buscar dinheiro! Tenha dó!”, disse.
G.L.S. concordou com o fechamento dos bancos: “Infelizmente, Acho que todos vão sofrer,mas eles estão certo a vale nao está dando condições nenhuma pra ninguém ter paz nessa cidade,então acho que é melhor prevenir do que chorar depois.Vai saber se realmente vai dar tempo pra avisar, simulação e uma coisa a realidade em outra e pode ter certeza Não é bonita nao viu.”, disse.
M.C. foi mais enérgico: “Simples uai!!! Só a população se juntar e fechar as contas em todas as agencias que deixaram a cidade e abra naquela que permaneceu. O cidadao nao sabe a força que tem. As instituições financeiras dependem de nós, cidadãos.”, falou.
https://maisminas.org/vale-divulga-video-explicando-situacao-de-barragem-prestes-a-se-romper-assista/