Menu

Festas Juninas em Minas Gerais: onde o coração caipira pulsa mais forte

31/05/2023 às 00:33
Tempo de leitura
5 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Se tem algo que Minas Gerais sabe fazer com maestria, é celebrar. E quando falamos em festas juninas, a tradição mineira se revela em cada acorde de sanfona, nas receitas ancestrais e nas histórias contadas em torno da fogueira. Afinal, onde o arrasta-pé é mais animado do que em Minas Gerais?

1. São João del-Rei

São João del-Rei abriga um dos festivais de São João mais tradicionais de Minas Gerais. O “São João Cultural” reúne manifestações artísticas como o congado, folia de reis e quadrilhas. Na festa, a cultura local é enaltecida, e a tradição do interior se mistura com o encanto das luzes e cores. O evento também promove apresentações de artistas locais e regionais, fomentando a diversidade cultural da região.

2. Patos de Minas

Em Patos de Minas, no alto Paranaíba, a Festa Nacional do Milho (Fenamilho) é um evento que mescla o São João com a exaltação do produto mais emblemático da região. Os dias de festa são recheados de shows musicais, rodeios e, é claro, muita comida à base de milho, incluindo o tradicional “pamonha”, uma verdadeira delícia mineira.

3. Montes Claros

No norte de Minas Gerais, Montes Claros organiza o “Arraiá de Montes Claros”. Este é um festival que reúne os melhores grupos de quadrilhas do estado e do país em competições acirradas e contagiantes. As ruas se enchem de bandeirinhas e o cheiro de quentão e canjica preenche o ar.

4. Belo Horizonte

A capital mineira, Belo Horizonte, não fica de fora da celebração junina. Além das festas nos bairros e nas escolas, a cidade realiza o “Arraial de Belô”, que envolve dezenas de quadrilhas de toda a região metropolitana em uma competição dançante e animada. Os bares e restaurantes também entram na celebração, oferecendo pratos típicos juninos que encantam moradores e visitantes.

5. Ouro Preto

Ouro Preto, conhecida por sua rica história e arquitetura colonial, dá um toque especial às suas festas juninas. A cidade histórica se transforma em um verdadeiro arraial, com fogueiras, barraquinhas de comida e apresentações de quadrilhas.

Esses são apenas alguns dos destinos em Minas Gerais que acendem a fogueira da tradição e da celebração durante o mês de junho. Cada cidade, com suas peculiaridades, mantém viva a herança cultural de uma das festas mais emblemáticas do Brasil. A Festa de São João em Minas Gerais é uma experiência única, onde os visitantes podem saborear a cultura local e aproveitar as celebrações juninas em sua forma mais pura e autêntica.

Portanto, prepare-se para dançar muito arrasta-pé, se deliciar com os quitutes juninos e se aquecer ao redor da fogueira. As festas juninas em Minas Gerais são um convite para celebrar a vida, a comunidade e a cultura brasileira. Não importa onde você esteja em Minas, com certeza haverá uma festa de São João esperando por você.

Comidas típicas das Festas de São João

As festas de São João, ou festas juninas, são famosas em todo o Brasil pela sua rica e saborosa culinária. Essas festividades celebram, entre outras coisas, a época da colheita, e muitos dos pratos típicos são à base de milho, um dos produtos agrícolas mais importantes do país. Aqui estão algumas das comidas mais tradicionais que você encontrará em uma festa de São João:

1. Canjica: Feita de milho branco, a canjica é cozida com leite, açúcar e, muitas vezes, leite condensado e coco ralado. É um doce cremoso e reconfortante.

2. Pamonha: Outro prato feito de milho, a pamonha é uma pasta de milho verde envolta em sua própria palha e depois cozida. Pode ser doce ou salgada, dependendo da região.

3. Curau: Também conhecido como mingau de milho verde, o curau é uma espécie de creme feito com milho, leite e açúcar, geralmente servido frio.

4. Pipoca: Um clássico de qualquer festa junina, a pipoca é uma presença obrigatória. Pode ser servida doce ou salgada.

5. Bolo de milho: Feito de milho verde, leite de coco, ovos e açúcar, este bolo úmido e saboroso é uma delícia.

6. Cuscuz: Embora a receita varie bastante dependendo da região, o cuscuz de milho é uma presença constante nas festas juninas.

7. Arroz doce: Este doce cremoso feito de arroz, leite, açúcar e canela é uma sobremesa tradicional destas festividades.

8. Quentão: Esta bebida quente, feita com cachaça, gengibre, açúcar e especiarias, é tradicionalmente servida para aquecer nas noites frias de junho.

9. Vinho quente: Similar ao quentão, mas feito com vinho em vez de cachaça, essa bebida também é muito consumida durante as festas juninas.

10. Milho cozido: Simples e delicioso, o milho cozido é uma iguaria apreciada durante as festas juninas.

Cada uma dessas comidas tem sua própria história e tradição, e todas elas juntas formam uma parte integral e deliciosa das festas de São João.

Confira aqui dez receitas tradicionais das Festas de São João para você se deliciar nos meses de junho e julho.

COMENTÁRIOS