Menu

6 eventos culturais para curtir em Ouro Preto

Paradoxal cidade mineira, que consegue ser tradicional, conservadora, boêmia e extravagante, simultaneamente, têm opções para variados tipos de público
27/06/2022 às 13:29
Tempo de leitura
8 min
Carnaval 2020 - Bloco Jesus é Bom a Beça - Foto: Ane Souz
Carnaval 2020 - Bloco Jesus é Bom a Beça - Foto: Ane Souz

Agitada pelas atividades turísticas, com arquitetura e história diferenciadas, Ouro Preto oferece aos nativos e visitantes diversas opções de eventos culturais, que vão desde religiosos aos mais badalados.

Com público misto, formado por estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal (UFOP), turistas nacionais e internacionais, além dos próprios moradores, os eventos fomentados tanto pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio como pela universidade e igrejas católicas locais propiciam momentos inesquecíveis para quem participa.

O período de maior movimentação cultural é o inverno. O clima frio, com a branca neblina cobrindo as torres das igrejas entrega  um visual charmoso, fazendo com que quem conhece a cidade não esqueça jamais.

Entretanto, seus eventos não se restringem ao inverno, o caloroso Carnaval, que geralmente acontece no verão, atrai milhares de foliões para a cidade.

A paradoxal Ouro Preto, que consegue ser tradicional, conservadora, boêmia e extravagante, simultaneamente, têm opções para variados tipos de público. Se um turista busca por espiritualidade, ele vai encontrar, se está a procura de uma noite agitada, também encontrará, assim como eventos culturais que trazem como tônica as artes como o cinema e a música.

Os eventos de Ouro Preto são bem marcantes não apenas pela expressiva participação popular, que pode ser concentrada ou flutuante, como também pela significância, que, em sua maioria, agregam valores para além do entretenimento e diversão, também educacionais. Conheça alguns destes eventos!

Eventos culturais em Ouro Preto

Se tem uma coisa que Ouro Preto sabe produzir é arte. Desde os seus primórdios, a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade vem inspirando artistas. Prova disso são os legados visíveis deixados por Manoel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelos escritos de Thomás Antônio Gonzaga (Dirceu) e a congada.

Entretanto, as expressões artísticas em Ouro Preto não se limitaram aos séculos XVII e XIX. O berço da liberdade impulsiona os artistas a produzirem suas obras até os dias atuais.

É fato que a maioria dos artistas do país aceitam o convite para se apresentarem na cidade, em virtude disso, e outros fatores, sempre há atrações relevantes em Ouro Preto, além das contribuições dos artistas locais e de estudantes que graduam artes cênicas, música e literatura na UFOP. Resumindo, arte é o que não falta em Ouro Preto, assim como eventos. Veja quais são eles:

  • Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade
  • Cineop
  • Festival Tudo é Jazz
  • Fórum das Letras
  • Semana Santa
  • Carnaval

Cada festival em Ouro Preto tem sua peculiaridade, além de levarem diversão para a população e turistas, em geral são educativos. Podemos tomar como exemplo o carnaval, exemplificando. É uma festividade de participação popular, de liberdade de expressão, mas que em Ouro Preto tem uma tonalidade especial, visto que blocos caricatos, o congado e as escolas de samba são espetáculos que entregam muito conhecimento sobre as origens culturais brasileiras.

Vamos saber um pouco mais sobre estes festivais?

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade

Festival de Inverno 2018 - Apresentação Los Circos Los - Adro Igreja São Francisco de Assis
Festival de Inverno 2018 – Apresentação Los Circos Los – Adro Igreja São Francisco de Assis – Foto: Ane Souz

Fruto da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a prefeitura dos municípios, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade é tradição. Ele ocorre todos os anos, cada edição com uma temática diferente.

São disponibilizados grandes shows e espetáculos teatrais, que podem ocorrer simultaneamente. Além disso, o famoso “Corredor Cultural” deixa as ruas ladrilhadas ainda mais charmosas e com um grande fluxo de pessoas participando das atividades culturais, como exposições, pequenos shows e apresentações teatrais. No Corredor, pessoas podem se sentar em algumas das mesas que geralmente ficam espalhadas pelas ruas e beber ou comer alguma coisa enquanto vislumbram o momento.

Além dos eventos que acontecem no eixo Antônio Dias/Rua São José, outros tantos agitam o Centro de Convenções, tanto o estacionamento, como parte interior do prédio são tomados por eventos que fazem parte do festival.

CineOP

Abertura 13° CINEOP 2018 - Foto: Ane Souz
Abertura 13° CINEOP 2018 – Foto: Ane Souz

A Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop) é imponente pelo grande volume e riqueza de filmes que são exibidos em cada edição. Com intervenções musicais e teatrais à Mostra ganhou peso, se consolidando com um dos maiores eventos da histórica cidade.

Valorizar as produções cinematográficas brasileiras, traçando um paralelo com as tendências internacionais, é um grande desafio que a produção da Cineop vem ultrapassando ao longo de 16 edições da mostra. Assim como encontrar o que é produzido neste sentido a partir de lugares mais improváveis no Brasil. Como vai acontecer na 17ª Cineop, que visa evidenciar produções indígenas.

Festival Tudo é Jazz

Tudo é Jazz
Foto: reprodução/Tudo é Jazz/Facebook

O Tudo é Jazz é um festival que tem a “cara” de Ouro Preto. Os arranjos jazzísticos quando harmonizados á beleza exuberante da cidade do século XVII entregam momentos inesquecíveis para o público, produção e artistas.

Grandes nomes da música brasileira a internacional já subiram no palco do Tudo é Jazz em Ouro Preto, lembrando que esse é um evento itinerante que perpassa outras cidades mineiras.

Realizado pela Associação de Cultura Livre (ACL) e idealizado pela saudosa Maria Alice Martins, o Tudo é Jazz aconteceu pela primeira vez em 2002 com o objetivo de democratizar o acesso do público a cultura. É um evento sem fins lucrativos e gratuito.

Fórum das Letras

Fórum das Letras 2018 - Cortejo
Fórum das Letras 2018 – Cortejo – Foto: Ane Souz

A literatura é um dos pilares de Ouro Preto, cidade que foi cenário da ascensão do movimento Arcadismo Brasileiro, de origem europeia, mas que surgiu no século XVIII, na antiga Vila Rica (Ouro Preto), tendo como um dos principais nomes Tomaz Antônio Gonzaga, Claudio Manoel da Costa e Santa Rita Durão, poetas que estão inseridos intimamente no contexto da Inconfidência Mineira.

De lá para cá, muita coisa mudou, porém a vontade de ler e fazer poesia pelas ruas de Ouro Preto não. Por esta razão, o Fórum das Letras se tornou um evento de grande relevância para a cidade, pois propicia a comunicação entre escritores, ao mesmo tempo em que divulga novas obras.

Rodas de debates e eventos musicais também fazem parte da programação do Fórum das Letras.

Carnaval

Carnaval 2020 - Bloco Caixão
Carnaval 2020 – Bloco Caixão Foto: Ane Souz

Com variados motivos culturais, o carnaval ouro-pretano une o passado, o presente e o futuro ao longo de quatro dias de folia. As ladeiras são tomadas por foliões, seja atrás de blocos caricatos ou pelo blocos estudantis.

O carnaval de Ouro Preto é dividido em dois: o carnaval de rua, que tem blocos, shows em palcos espalhados pelo centro histórico e escola de samba; e o carnaval republicano, que consiste naquela promovido pelas republicas estudantis. Esse é composto por blocos privados; os maiores acontecem no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP. Há também festas dentro das repúblicas, elas são limitadas a quem adquire a entrada ou está se hospedando no local.

Na terça-feira de carnaval é tradicional que o público mais antigo, nativo de Ouro Preto se reúna no Largo da Alegria para prestigiar o show da banda da cidade Candongueiros, é um momento especial. Com um repertório diversificado que vai desde o samba raiz até o pop rock nacional, o grupo encerra a festa na cidade.

Semana Santa

Semana Santa 2022 - Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima
Semana Santa 2022 – Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima – Foto: Ane Souz

Muitos ritos religiosos do catolicismo fazem parte do calendário de eventos de Ouro Preto, o maior deles? A semana Santa.

Com programação durante toda a semana que antecede a Páscoa e com referências do que está escrito na Bíblia, o período agita o município, atraindo visitantes que seja por curiosidade, cumprimento de promessa ou que são pegos de surpresa, movimentam não apenas as ruas, como a economia local.

Cerimônias como o encontro de Maria com o seu filho Jesus e o momento “lava-pés” podem ser acompanhados pelo público. A “Sexta-feira Santa” marca um evento grande, a “Cerimônia do Descendimento da Cruz”, que acontece no adro da Igreja São Francisco de Assis. Nessa noite, moradores da cidade se fantasiam dos personagens que fizeram parte da história de Jesus Cristo.

Durante o sábado de aleluia a cidade é festiva. A noite fica muito boêmia, com serestas tocadas e cantadas pelas ladeiras e um movimento artístico religiosos, que antecede o domingo da “ressurreição de Cristo”, torna o momento único.

O ápice do evento acontece na manhã do domingo pascoal, em que as ruas das cidade amanhecem enfeitadas pelos tradicionais tapetes devocionais, por onde às 7h passa a procissão festiva rumo a Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Visite Ouro Preto e se encante com todas as sensações e histórias que esta cidade tem a oferecer!

     

Última atualização em 27/06/2022 às 18:10