Menu

Sesc em Minas leva programação artística e cultural na 17ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP)

Marina Sena, Bloco Volta Belchior, DJ Kingdom e Brisa Flow fazem parte das atrações
21/06/2022 às 18:25
Tempo de leitura
6 min
Grupo Candonguêro - Foto: Daniel Laia/divulgação/Sesc
Grupo Candonguêro - Foto: Daniel Laia/divulgação/Sesc

Após dois anos em formato online, a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) será realizada mesclando atrações presenciais e online. A 17ª edição do evento será realizada entre os dias 22 e 27 de junho, e, mais uma vez, o Sesc em Minas será parceiro cultural e promoverá uma programação artística totalmente gratuita.

A CineOP oferecerá ao público atrativos diversos que seguirão três frentes temáticas: preservação, história e educação – cada uma com suas especificidades e com o propósito de colocar em destaque os cinemas dos povos originários.

A maior parte da programação do Sesc será realizada no Sesc Cine Lounge Show, no centro de Convenções. A retirada gratuita dos ingressos poderá ser feita 1 horas antes da abertura do espaço. Haverá ainda outras atrações na Praça Tiradentes.

Confira a programação do Sesc em Minas:

23/06, quinta-feira

18h – Abertura com a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores

Local: Praça Tiradentes

Noite de Abertura – Tributo à Mãe Natureza | Local: Sesc Cine Lounge Show- Centro de Convenções – Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328

22h – DJ Kingdom

O projeto musical de Thaís Alvim (Kingdom) consiste no estudo e mix de ritmos variados da cultura musical negra brasileira e mundial. Ela é DJ da girlgang belo-horizontina ‘FENDA’ e uma das precursoras dos projetos Baile Room e Bronka.

00h – Brisa Flow

Brisa de la Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é cantora, compositora, escritora e pesquisadora. Filha de artesãos araucanos, pesquisa e defende a música indígena contemporânea, a arte dos povos originários e o rap como ferramentas necessárias para combater o epistemicídio. Tem discos e EPs lançados e vários feats.

24/06, sexta-feira

Noite das Águas | Local: Sesc Cine Lounge Show – Centro de Convenções – Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328

22h – DJ Kingdom

O projeto musical de Thaís Alvim (Kingdom) consiste no estudo e mix de ritmos variados da cultura musical negra brasileira e mundial. Ela é DJ da girlgang belo-horizontina ‘FENDA’ e uma das precursoras dos projetos Baile Room e Bronka.

00h – Marina Sena

O pop, o samba, o axé e a MPB falam mais alto na sonoridade de Marina Sena. Mas, há ali também reggae, dancehall e doses cavalares de modernidade. Os arranjos se encontram feito alquimia com as letras.

25/06, sábado

11h30 – Cortejo das Artes

Local: Praça Tiradentes

Cortejo formado por grupos tradicionais de Ouro Preto:Zé Pereira do Club dos Lacaios, Quadrilha Pé de Moleque, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Bloco Zé Bastião, Intervenção Poética com Xibil.

20h – Intervenção Volta Belchior

O Bloco Volta Belchior é um dos principais de Belo Horizonte. Em seus shows, os artistas interpretam mais de 20 canções do Belchior adaptadas para ritmos carnavalescos, além de algumas com as mesmas melodias produzidas pelo cantor cearense. Desde a sua fundação, em 2016, o sucesso do Bloco cresce ano a ano, acompanhando o interesse cada vez maior pela obra de Belchior.

Local: Praça Tiradentes

Festa de Fogo e Brasa | Local: Sesc Cine Lounge Show – Centro de Convenções – Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328

22h – DJ Pátrida

Produtor do Selo Ladeira Records, Pátrida é pesquisador e curador de sonoridades regionais Afro-indígena em Vinil, K7 e Digital. O produtor musical e cultural também é ganhador do prémio Música Minas em 2014.

00h – Banda Volta Belchior

26/06, domingo

Fartura da Terra | Local: Sesc Cine Lounge Show – Centro de Convenções – Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328

19h – Quadrilha Pé de Moleque

A Pé de Moleque é uma quadrilha típica, tradicional e coreografada. Fundada em Ouro Preto em 2005 e formada por 11 pares, o grupo leva aos expectadores alegria e animação a cada apresentação.

21h – Quadrilha Xorey Largadu

Fundada em 1995, a Quadrilha Xorey Largadu é um grupo independente, cuja finalidade é organizar um trabalho cultural e social para atender a comunidade ouro-pretana e outras. Com o intuito de levar às comunidades a nossa alegria e carisma, com apresentações para abrilhantar as festas de São João que geralmente são realizadas entre os meses de junho a setembro.

22h – Candonguêro

O projeto Candonguêro surgiu em 2005 com a proposta de homenagear os compositores, artistas e instituições que se dedicaram ao carnaval de Ouro Preto. Junto a esta homenagem, propôs-se também a execução de um repertório clássico de carnaval e de outras festividades de diversos estados brasileiros. O projeto desdobrou-se em outras três atividades: o Bloco Candonguêro, o Circuito Candonguêro e o show Candonguêro de São João.

27/06, segunda-feira

Novos Ventos | Local: Sesc Cine Lounge Show – Centro de Convenções – Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328

21h – DJ Pátrida

Produtor do Selo Ladeira Records, Pátrida é pesquisador e curador de sonoridades regionais Afro-indígena em Vinil, K7 e Digital. O produtor musical e cultural também é ganhador do prémio Música Minas em 2014.

22h – Potyguara Bardo 

Potyguara Bardo é intérprete, compositora e drag queen natalense (RN). No disco Simulacre, a artista apresenta a mistura viva que encarna em seus espetáculos, entre a ancestralidade, o pop e um experimentalismo que borra as fronteiras entre eles.

Sobre a 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 17ª edição e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. A programação completa e outros detalhes sobre o evento estão disponíveis no site https://cineop.com.br/.