A manhã da última terça-feira (2), foi marcada pela homenagem da Prefeitura de Itabirito, através da Secretaria de Educação, aos 41 alunos das redes municipais e estaduais de ensino e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Itabirito) pela premiação nas provas da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no ano de 2023.
O evento que aconteceu na Casa de Cultura Maestro Dungas, contou com a presença de representantes do poder Executivo, da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto e do IFMG de Itabirito. Além da homenagem aos estudantes, os professores da rede municipal de ensino e a Escola Municipal José Ferreira Bastos também foram celebrados.
Para o prefeito Orlando Caldeira, a conquista dos estudantes é um exemplo para os outros colegas que também almejam alcançar bons resultados ao longo da vida acadêmica:
Disciplina, foco e perseverança são fundamentais nessa caminhada e fazem toda a diferença!
Orlando Caldeira, Prefeito de Itabirito.
Iracema Mapa, secretária de Educação ressaltou que a conquista dos estudantes é motivo de orgulho para a cidade, e o destaque dos alunos demonstram a efetividade das ações desenvolvidas na rede municipal, estadual e deferal de ensino, só comprovando a importância da participação da comunidade escolar no processo de tranferência de conhecimento e aprendizado.
Leia também: Projeto “Trilha Empreendedora” é lançado em Itabirito
Premiado pela terceira vez
O aluno do 9° ano da Escola Municipal José Ferreira Bastos, Igor Brunama de Lima conquistou pela terceira vez consecutiva a medalha de ouro na OBMEP e ressaltou a alegria de mais uma conquista no meio acadêmico e ainda revelou o segredo do bom desempenho:
A matemática não é tão difícil, é uma matéria muito linda. O segredo é esforçar bastante, ter foco, concentração e disciplina para alcançar bons resultados. Fico feliz com esse reconhecimento da Prefeitura
Igor, aluno da Escola Municipal José Ferreira Bastos
Os alunos premiados já tem data marcada para ir ao Rio de Janeiro receber as medalhas e menções honrosas referentes às conquistas na OBMEP, OBA E OBR. O evento acontece em junho, durante a premiação nacional dos estudantes.