Apesar das negociações em andamento com a Ford sobre uma aliança estratégica, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, diz que a Ford “continuará sendo sua concorrente”.
“Estamos procurando em plataformas comuns que temos. A Ford é muito forte nos EUA; somos fortes em outros mercados ”, afirmou o executivo à uma publicação norte-americana do jornal Detroit Free Press.
Em comunicado recente, O Grupo Volkswagen e a Ford anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento, confirmando que as duas montadoras estão “explorando uma aliança estratégica destinada a fortalecer a competitividade de cada empresa” e melhor atender clientes globalmente. As duas estão em fase de desenvolvimento de uma série de veículos comerciais juntos para “atender melhor às necessidades crescentes dos clientes”.
Embora a parceria reduza ostensivamente os custos para ambas as empresas e provavelmente envolva o compartilhamento de plataformas (com a próxima geração do Amarok possivelmente operando sob bases de Ranger , por exemplo), Diess enfatizou que as marcas “permanecerão como concorrentes”.
Confira a declaração divulgada no oficial no site da Volkswagen:
“As negociações com a Ford sobre uma cooperação industrial anunciada anteriormente estão progredindo positivamente até agora. As duas empresas se complementam muito bem em termos de produtos e regiões.
O desenvolvimento conjunto e a fabricação de uma gama de veículos comerciais estão no centro da cooperação prevista. A Volkswagen espera efeitos de sinergia significativos do potencial de reduzir custos ou aumentar o desempenho por meio de escalas.
“A Ford e a Volkswagen permanecerão, no entanto, concorrentes, uma vez que a cooperação proposta não diz respeito, de modo algum, a estratégias comerciais, de marketing ou de preços. Campos adicionais de cooperação fora do segmento de veículos comerciais leves com potencial para expandir a colaboração também foram identificados ”, disse o comunicado.