Barragem se rompe e atinge duas cidades no interior da Bahia

0 comment

Nesta quinta-feira (11), uma barragem se rompeu na Bahia, entre as cidades Pedro Alexandre e Coronel João de Sá, que ficam a cerca de 450km da capital Salvador. As duas cidades, juntas, têm aproximadamente 35 mil habitantes. O motivo teria sido as fortes chuvas na região. Ainda não há registro de mortos ou feridos.

Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de uma das cidades atingidas, Carla Leão, algumas casas foram tomadas por terra, que ao se misturar com a água da chuva, se tornou lama.

Segundo ela “Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento”.

A Superintendência da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), informou que as estradas da região estão inacessíveis devido a quantidade de lama, o que dificulta que os órgãos responsáveis atendam a população.

O prefeito de Coronel João de Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB), pediu, por meio das redes sociais, para os moradores saírem de suas casas e salvar o que for possível. Ele disse que “não sabe ainda das consequências, porque nunca passamos por ela”. Disse também que “desde cedo está monitorando e falando com todos secretários, que estão a postos justamente para tentar amenizar e ajudar no que for preciso”.

Escolas do município e as quadras esportivas já estão disponíveis para receber os moradores, conforme disse Sobral. A prefeitura também disponibilizou um contato de WhatsApp para emergência.

De acordo a Defesa Civil, uma parte da barragem rompeu no topo e há outras duas rachaduras mais abaixo da estrutura que podem se romper.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS