Menu

Belo Horizonte bate recorde de dia mais frio do ano pelo 3° dia seguido

28/05/2020 às 09:06
Tempo de leitura
3 min

Os dias tem sido gelados em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. E pelo terceiro dia seguido na semana a cidade bateu o recorde de dia mais frio do ano. os termômetros apontaram, nas primeiras horas desta quinta-feira (28), 8.6°C, número mais baixo do ano.

A temperatura foi mais baixa que a de ontem (27), que bateu 9.3°C, temperatura esta que já havia superado os 10.6°C de teça-feira (26).

Baixa umidade do ar

A Defesa Civil de Belo Horizonte, que confirmou os recordes, emitiu alertas para as baixas temperaturas e baixa umidade do ar. Na publicação o órgão disse: “A presença de uma massa de ar frio provoca declínio acentuado de temperatura até sexta-feira (29), com mínimas abaixo de 12 °C às 7h da manhã. Fonte: Defesa Civil de BH”.

Cuidados com a baixa umidade

  1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
  2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
  3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
  4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
  5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
  6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.

Dia mais frio do ano em Minas Gerais

Em Minas Gerais, as temperaturas mais baixas foram registradas ontem no Sul do estado. Em Maria da Fé, chamada de “a cidade mais fria de Minas”, os termômetros marcaram -0.3°C. Mas o frio não parou por aí. Na cidade de Monte Verde o recorde foi batido quando os termômetros marcaram -1.7°C.

Apesar das baixas temperaturas, Minas Gerais vem tendo uma semana ensolarada em todo o estado, com algumas poucas regiões onde chover isoladamente. O clima frio se deve a uma segunda onda de frio do Outono que atinge o estado pela segunda vez no ano. A primeira foi no início de maio, que obrigou os mineiros a tirarem as cobertas do armário.

Veja também: Previsão do tempo indica semana ensolarada mas fria em Minas Gerais

COMENTÁRIOS