Betim anuncia a criação de 170 leitos de UTI para enfrentar o coronavírus

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

Instalação de mais 170 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Betim, a compra de novos equipamentos e insumos, e a contratação de mais profissionais de saúde para combater o novo coronavírus (Covid-19). Essas foram medidas anunciadas pelo prefeito Vittorio Medioli, por meio das redes sociais, nessa terça-feira, 24.

As medidas integram o Plano Geral de Assistência Hospitalar do município, apresentado ao Governo de Minas, na primeira quinzena de março, e já aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde. O plano prevê, além da adição dos novos leitos, a criação de estrutura de triagem e recuperação de doentes.

Segundo o coordenador do Centro de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus – CEPAC/Betim e secretário adjunto de Gestão da Saúde do município, Augusto Viana, a partir da autorização do Estado, Betim   firmou parceria com um instituto para auxiliar na gestão do atendimento médico-hospitalar referente à pandemia. “Já estamos estruturando, de imediato, um andar no Hospital Público Regional de Betim (HPRB) instalação de 30 leitos de UTI, até que as obras do Centro Materno Infantil sejam concluídas”, esclarece o secretário.

Ele adiantou que, após a conclusão das obras do Centro Materno Infantil, atualmente em construção ao lado do HPRB, o Centro Especializado em Covid-19 -Cecovid-Betim será transferido para lá e o atendimento será ampliado para 170 leitos, conforme a demanda.

O Cecovid-Betim foi criado pela prefeitura, em parceria com o Instituto Brasileiro De Desenvolvimento Social (IBDS),   e auxiliará nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município. Nessa segunda-feira, 23, as instituições celebraram um termo de cooperação para atuação na prevenção, isolamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de Covid-19 no município , assim como para a estruturação, gestão e operacionalização de serviços de urgência e emergência no enfrentamento da doença.

Mais investimentos

Augusto Viana também informou que, nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu a aquisição de R$ 1 milhão em insumos e equipamentos de segurança para os profissionais de saúde, como máscaras, luvas, jalecos e toucas. Além de R$2,5 milhões em equipamentos para instalação das unidades de terapia intensiva.

“Todos estes investimentos são iniciais, dado ao cenário de Betim, atualmente ainda com poucos pacientes, e à dificuldade em encontrar fornecedores com capacidade de entrega das compras. A maioria dos produtos disponíveis no mercado apresentam preços muito elevados” destaca.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS