Menu

Com Neymar inspirado, Brasil vence México e avança às quartas de final

02/07/2018 às 18:28
Tempo de leitura
5 min

Com gols de Neymar e Roberto Firmino, Brasil faz 2 a 0 no México e avança para as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

O jogo entre Brasil e México

Com mais posse de bola, a seleção mexicana começou melhor, dominando a partida nos primeiros 25 minutos, porém a partir da segunda metade do primeiro tempo, o Brasil conseguiu equilibrar as ações, especialmente nas chegadas com Neymar, Willian e Philippe Coutinho.
Já no segundo tempo, tivemos um Brasil mais agressivo, buscando a vitória, com destaque para Neymar, que foi inclusive, eleito pela Fifa, o melhor jogador em campo, driblando, chamando faltas e marcando o primeiro gol da partida, aos 5 minutos. E Firmino, que acabara de entrar, marcou o segundo da seleção brasileira, aos 42 minutos. Decretando assim a vitória e classificação brasileira.
Deste modo, para essa partida, realizada na manhã desta segunda-feira (2), na Arena Samara, em Samara (Rússia), as seleções atuaram com:
BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Willian (Marquinhos), Paulinho (Fernandinho), Coutinho (Firmino) e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite
MÉXICO: Ochoa; Alvarez (Jonathan dos Santos), Ayala, Salcedo e Gallardo; Rafael Marquez (Layun), Herrera e Guardado; Vela, Chicharito Hernandez (Gimenez) e Lozano
Técnico: Juan Carlos Osorio
Primeiro tempo – A primeira chance de perigo foi da seleção mexicana no 1° minuto de jogo, com Guardado, que cruzou para dentro da área, Alisson pulou e conseguiu fazer o corte de soco. No rebote, Lozano chutou para carimbar a defesa brasileira e ganhar escanteio que, cobrado, não oferece perigo para o Brasil. 3 minutos depois, Neymar arrisca da entrada da área e obriga Ochoa a trabalhar, no que foi o primeiro chute à gol da seleção brasileira.
O México seguia melhor, e aos 15 minutos, Lozano vence Filipe Luís na corrida e joga na área, mas Chicharito não conseguiu completar o cruzamento. Pouco depois, com 24 minutos, o Brasil consegue sua melhor chegada no jogo. No lance, Neymar deixou a defesa mexicana na saudade, invadiu a área e, mesmo sem muito ângulo, chutou cara a cara com o goleiro Ochoa, que conseguiu fazer uma grande defesa com a mão esquerda. E assim, o Brasil seguiu atacando, conseguindo equilibrar o domínio de jogo, que antes era totalmente da seleção mexicana.
Aos 38 minutos, o zagueiro Edson Álvarez foi punido com cartão amarelo, por entrada dura em Neymar no campo de ataque brasileiro. Porém, 2 minutos depois, o lateral esquerdo, Filipe Luís, também recebeu cartão amarelo, por falta dura em Vela em contra-ataque do México. E assim, aos 45 minutos, o juiz apitou o fim de primeiro tempo, que terminou 0 para o Brasil, 0 para o México.
Segundo tempo – No início da primeira etapa, o Brasil voltou melhor, indo em busca da vitória, e assim, com 5 minutos, Neymar avançou para o meio e deixou de calcanhar para Willian, o meia domina, avança e cruza rasteiro para dentro da área. Neymar reaparece e, de carrinho, empurra a bola para o fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o Brasil.
Com 13 minutos, Paulinho, completamente sozinho, recebe de Fagner e chuta de primeira para uma grande defesa de Ochoa. 1 minuto depois, Casemiro recebe cartão amarelo por parar contra-ataque do México. E assim, pelo terceiro cartão, o volante  está suspenso da próxima partida. Aos 17 minutos, Ochoa volta a salvar a seleção mexicana, ao defender uma bomba de Willian já dentro da área.
Com 26 minutos, já fora de campo, Neymar levou um pisão no tornozelo de Layun e ficou sentindo no chão, mas o juiz não pede assistência do árbitro de vídeo (VAR), e manda o jogo seguir. 5 minutos depois, Salcedo recebe cartão amarelo, por parar contra-ataque de Neymar. Aos 34 e aos 41 minutos, o técnico Tite mexeu na seleção brasileira. Na primeira, saiu Paulinho para entrada de Fernandinho, e na segunda, Firmino ganhou a vaga de Philippe Coutinho.
E aos 42 minutos, Firmino, marcou o segundo gol brasileiro, em sua primeira participação dentro da partida. Na jogada, Fernandinho deu uma bela arrancada e tocou para Neymar. O 10 brasileiro invadiu a área e deu um toque na bola. O goleiro Ochoa conseguiu desviar, mas Firmino apareceu para mandar para a redonda para o fundo da rede e fazer 2 a 0 para o Brasil.
Aos 45 minutos, no Brasil, Willian saiu para a entrada de Marquinhos, reforçando a defesa da seleção. Um minuto depois, Guardado recebeu cartão amarelo por reclamação. Com 6 minutos de acréscimo, a partida seguiu até aos 51, quando o juiz apitou pela última vez, decretando a vitória brasileira por 2 a 0.
Com a vitória, a seleção está classificada para às quartas de final, a qual vai enfrentar o vencedor do confronto entre Bélgica e Japão, que acontece na tarde desta segunda-feira (02), às 15h, em Rostov (Rússia).
 
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 MÉXICO
Local: Arena Samara, em Samara (RUS)
Data: 2 de julho de 2017, segunda-feira
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Assistentes: Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Público: 41. 970 pessoas
Cartões amarelos: Filipe Luis e Casemiro (BRA); Alvarez, Herrera, Salcedo e Guardado (MEX)
Gols: BRASIL: Neymar, aos 5 minutos do 2º Tempo, e Firmino, aos 42 minutos do 2º Tempo
Leia também: Cavani brilha e manda Portugal para casa

Última atualização em 19/08/2022 às 11:10